Search
booked.net
Search
Close this search box.

Moradores de Borba dão entrada em Nova Olinda com sintomas de ‘doença da urina preta’, no AM

Foto: Brayan Riker/Em Tempo

Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Olinda do Norte (AM) confirmou que quatro pessoas deram entrada no Hospital Dr. Galo Manuel com sintomas de rabdomiólise. A nota foi publicada no perfil da prefeitura do município pelo Facebook.

Segundo a secretaria, as quatro pessoas são da mesma família, entre adultos e crianças, vindas do Rio Abacaxis, da Comunidade Paricá, município de Borba, que apresentaram os sintomas após ingerirem os peixes pacu e jaraqui.

Outros casos

Até a última segunda-feira (30), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas havia registrado 44 casos de rabdomiólise no estado.

A doença é uma síndrome que provoca lesões musculares que liberal substâncias tóxicas na corrente sanguínea. A condição pode decorrer de qualquer traumatismo, atividade física em excesso, infecções, convulsões ou do consumo de álcool e outras drogas. Contudo, quando ela ocorre após o consumo de peixes ou crustáceos, é associada à Doença de Haff, popularmente conhecida como “doença da urina preta”.

Apesar de algumas pessoas estarem evitando o consumo de peixes por conta do surto de rabdomiólise, o infectologista Antonio Magela, da Fundação de Medicina Tropical, afirmou que não há indicação para a suspensão do consumo.

Segundo o médico, quando comparados o nível de consumo de peixe com o número de casos, “a gente vê que é uma relação mínima, porém, não menos preocupante”.

LEIA MAIS

FVS-RCP registra 44 casos de rabdomiólise em seis cidades do Amazonas
Infectologista do AM não recomenda suspensão do consumo de peixe por causa de investigação de rabdomiólise
Primeira morte causada pela doença de Haff é registrada em Itacoatiara (AM)

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.