Manaus, quarta-feira 10 de agosto de 2022
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
booked.net
EnglishPortugueseSpanish

Amazonas registra 1,6 mil casos de tuberculose de janeiro a junho de 2022

EnglishPortugueseSpanish
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Reprodução

*Franciane Silva da Redação Dia a Dia Notícia

No primeiro semestre de 2022, o estado do Amazonas registrou 1.644 casos de tuberculose. Do total de casos registrados, cerca de 71,78% foram registrados em Manaus, totalizando 1.180 casos. Até o momento, o mês de maio registrou o maior número de casos no estado, sendo 325. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).

Fonte: FVS-RCP

No mesmo período do ano de 2021, foram registrados 1.56o casos de tuberculose, ao todo foram registrados 3.231 casos de janeiro a dezembro do ano passado. Já no ano de 2020, o estado do Amazonas apresentou a maior taxa de incidência da doença no país, com uma taxa 64,8 dos casos por 100 mil habitantes de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Fonte: FVS-RCP

Além de Manaus, os municípios que mais registraram casos da doença até o mês de junho foram Manacapuru (52), Tabatinga (35), Tefé (30), Itacoatiara (28), Coari (21) e Parintins (21). Em relação aos óbitos, foram registrados 99 nestes seis meses.

Dos casos registrados, 25,4% foram em pessoas do sexo masculino com idade de 20 a 39 anos. Nessa mesma faixa etária, cerca de 13,1% dos casos registrados foram em pessoas do sexo feminino. Sendo que 86,4% de todos os casos registrados são do tipo de tuberculose pulmonar.

Fonte: FVS-RCP

A tuberculose é transmitida através do ar, podendo ser causada pela bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis, conhecida também como bacilo de Koch que possui evolução lenta. Onde a doença pode levar semanas, meses e até mesmo anos para desenvolver os primeiros sintomas.

A bactéria da tuberculose pode infectar diversas pessoas do convívio com doentes da tuberculose. Pessoas com certas condições como má alimentação, desnutrição, HIV, diabetes, câncer e pessoas que apresentam vícios com fumo, drogas e álcool podem apresentar agravamento da doença.

Caso apresentar sintomas que indiquem a presença da tuberculose, é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Os exames necessários para diagnosticar a doença são o exame de escarro (baciloscopia, cultura ou teste molecular rápido para tuberculose).

A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), dispõe de quatro Laboratórios Distritais onde a amostra de escarro pode ser entregue para o diagnóstico da doença.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique