Manaus, quarta-feira 10 de agosto de 2022
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
booked.net
EnglishPortugueseSpanish

Manaus tem novo caso suspeito de varíola dos macacos, diz FVS

EnglishPortugueseSpanish
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Istock/Ilustrativa

*Victória Cavalcante – Dia a Dia Notícia

Um homem, que não teve a identidade divulgada, é o novo paciente que apresenta sintomas da varíola dos macacos (monkeypox), no Amazonas, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

De acordo com a FVS, o homem mora em Manaus, tem idade entre 20 e 30 anos, e esteve em Portugal. O Amazonas não tem nenhum caso confirmado da doença.

Ainda conforme o órgão, o paciente começou a apresentar sintomas como febre, aumento dos linfonodos do pescoço, dor de cabeça, sensação de fraqueza e falta de energia, dor muscular e, posteriormente, erupção cutânea, no dia 7 de julho, e pode ser o primeiro caso de monkeypox do estado.

O homem chegou a tomar remédios em Portugal, mas não melhorou e voltou a Manaus, compareceu à Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde, após avaliação de equipe médica, foi notificado como suspeita de varíola dos macacos.

O paciente está em um quadro clínico considerado estável, e segue em isolamento domiciliar. Ele passou por exames no Laboratório Distrital da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), e em breve será divulgado se o caso está confirmado ou descartado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique