Um homem de 28 anos foi preso pela Polícia Federal, durante Operação Sétimo Mandamento, na tarde dessa quarta-feira (20), enquanto sacava Auxílio Emergencial de outras pessoas em uma agência da Caixa Econômica do bairro Grande Vitória, na zona Leste.
Um funcionário do banco também estava envolvido no esquema que desviou mais de R$ 70 mil. A polícia chegou ao grupo após denúncia anônima.
Ao ser preso, o homem que estava efetuando o saque contou com detalhes como a organização criminosa agia. Ele revelou que tinha acesso ao um computador do banco com listas de CPF e checava um a um, quais deles recebiam o benefício e quais não.
Foram realizadas até o momento 126 operações policiais visando o combate às fraudes, com o cumprimento de 484 mandados de busca e apreensão e 54 mandados de prisão.
A hipótese criminal investigada cinge-se aos crimes de furto qualificado mediante fraude, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, praticados por indivíduos que teriam se beneficiado de valores fraudados do Auxílio Emergencial de, ao menos, 19 vítimas.