Neste fim de semana, Manaus chegou a marca de 70,49% da população vacinada com a primeira dose contra a Covid-19. Os dados são do vacinômetro da Prefeitura de Manaus, que mostram que até o sábado (09), 1.564.611 já receberam o imunizante.
Para mapear a situação vacinal da cidade o g1 calculou o número daqueles que tomaram a primeira dose da vacina em cima da população estimada da cidade que é de 2.219.580 pessoas. A fórmula é a mesma utilizada pelo Consórcio de Imprensa, que monitora o ritmo da vacinação contra a doença em todo o país.
Já em relação ao Amazonas, o número ainda é menor. Segundo o painel da vacinação no estado, alimentado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a cobertura vacinal da 1ª dose é de 60,8%.
Levando em consideração apenas a segunda dose, o resultado não é tão animador assim. Apenas 45,16% da população geral da capital concluiu o esquema vacinal. No Amazonas, esse número é de 38,5%.
Para o infectologista Nelson Barbosa os dados animadores da primeira dose em Manaus precisam se repetir em relação à conclusão do esquema vacinal.
“70% da população de Manaus com a primeira dose é muito bom. Mas o nosso objetivo é ter 70 a 80% da população com a segunda dose. Aí sim poderemos ficar tranquilos entre aspas”.
Barbosa também alertou sobre a presença da variante Delta no estado e a necessidade de manter os cuidados de prevenção à doença.
“O número de óbitos e casos decrescendo mostra que o caminho é esse. Mas temos que incentivar a população para completar a segunda dose. Ainda temos a presença da variante Delta, que é mais contagiante e letal que a variante Gama”, alertou.
Amazonas na fase amarela
O Amazonas entrou na ‘fase amarela’ em relação às restrições impostas pela Covid-19, ou seja, com baixo risco de transmissão da doença, mas em alerta. O anúncio foi feito pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19, na sexta-feira (8), após avaliação dos dados relacionados à pandemia. Novas medidas de relaxamento foram anunciadas na ocasião.