Manaus, terça-feira 3 de novembro de 2026
Pesquisar

booked.net

‘Patrimônio de toda a humanidade’: título da Unesco amplia responsabilidade pela preservação do Teatro Amazonas

Foto: Portal Dia a Dia Notícia

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Teatro Amazonas recebeu, nesta terça-feira, 03, o título de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tornando-se o primeiro patrimônio cultural da Amazônia a receber esse reconhecimento. Com o título, o espaço passa a ser considerado patrimônio de toda a humanidade, reforçando a importância de sua preservação. A solenidade foi realizada no Centro de Manaus e contou com a presença do governador Roberto Cidade (União Brasil), do prefeito Renato Junior (Avante), da representante da Unesco, Marlova Jovchelovitch Noleto, e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Deyvesson Israel Alves Gusmão, além de outras autoridades.

Durante a cerimônia, a representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Marlova Jovchelovitch Noleto, destacou que o reconhecimento amplia o significado do Teatro Amazonas e do Theatro da Paz, em Belém (PA), que passam a ser considerados patrimônios de interesse de toda a humanidade.

“A partir de agora, a humanidade passa também a cuidar dos teatros da Amazônia. É um ponto de partida”, afirmou.

Marlova explicou que a Convenção do Patrimônio Mundial, de 1972, estabelece que os bens incluídos na lista pertencem à humanidade por reunirem um conjunto excepcional de valores históricos e culturais.

Foto: Portal Dia a Dia Notícia

A representante também ressaltou o significado da conquista para a região. Segundo ela, a inscrição dos teatros representa o 67º patrimônio brasileiro incluído na lista da Unesco e o primeiro da Região Norte.

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Deyvesson Israel Alves Gusmão, também relacionou o reconhecimento à valorização da produção cultural amazônica. Ele destacou que os teatros ajudam a compreender não apenas a história da arquitetura e das artes, mas também a formação social da região.

“Isso por si já é um reconhecimento do que a gente produz em termos de cultura, de pensamento crítico, em termos de arte, música, dança”, afirmou.

Deyvesson ainda definiu os patrimônios como “objetos biográficos”, por contribuírem para contar a trajetória de uma sociedade. Ao mencionar o Teatro Amazonas e o Theatro da Paz, ressaltou que os dois espaços ajudam a compreender parte da história do Norte do país e da formação social da Amazônia.

O governador Roberto Cidade também celebrou a conquista e classificou a entrega do título como um momento histórico para o estado.

“É um momento histórico, que hoje recebe um título internacional da Unesco, um título mais que merecido”, afirmou. Ele acrescentou que o reconhecimento “engradece a população do estado do Amazonas”.

Um marco da história amazônica

Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas foi construído durante o ciclo da borracha, período em que a exploração do látex impulsionou a economia de Manaus e financiou obras de modernização na cidade. A riqueza da época também aproximou a capital amazonense de referências culturais europeias, presentes na arquitetura do teatro.

Ao longo dos anos, o espaço se tornou um dos principais símbolos da história e da cultura do Amazonas. Além das apresentações de ópera, passou a receber diferentes manifestações artísticas, mantendo sua importância na vida cultural da região.

O reconhecimento da Unesco veio por meio da candidatura conjunta ‘Teatros da Amazônia’, que também inclui o Theatro da Paz, em Belém (PA), inaugurado em 1878. Os dois espaços foram reconhecidos pelo valor arquitetônico e por representarem as transformações econômicas e culturais vividas na Amazônia durante o ciclo da borracha.

A decisão foi anunciada em 27 de julho, durante a 48ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, na Coreia do Sul. Com isso, os teatros se tornaram os primeiros bens culturais da Região Norte do Brasil a integrar a lista da Unesco.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.