*Da Redação Dia a Dia Notícia
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida no Amazonas no dia 26 de abril deste ano. Ainda há diversas dúvidas sobre como e onde solicitar o novo documento. Confira aqui mais detalhes sobre a solicitação do novo RG em Manaus.
O número oficial da nova carteira de identidade é a inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), porém o novo formato permite o acréscimo de outras documentações, gerando um documento unificado.
O novo RG é válido para todo o país, com comprovação biográfica e biométrica antes da emissão. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) coordena o processo de emissão do novo documento no Amazonas.
Como solicitar
Para solicitar o novo documento é necessário realizar agendamento por meio do link cinam.ssp.am.gov.br, que está disponível no site da SSP-AM. O agendamento é disponibilizado todas as quintas-feiras a partir das 6h.
Após realizar o agendamento, a emissão do novo RG poder ser realizada em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), em Manaus.
Prazo de emissão
As pessoas que foram atendidas até os últimos 90 dias, mesmo que tenham solicitado o modelo antigo de identidade, receberão o novo RG. Ou seja, quem foi atendido dentro do prazo não precisará realizar um novo agendamento, pois já receberá a nova Carteira de Identidade Nacional.
De acordo com a SSP-AM, neste primeiro momento, pessoas que necessitam do documento com urgência terão prioridade para agendar o serviço.
Após o agendamento pela internet, é importante que a pessoa compareça ao PAC para execução do serviço de emissão do novo RG.