*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia
Os partidos, federações e coligações apresentaram oito nomes para disputar o cargo de vice-governador do Amazonas nas eleições de 2022. Os candidatos foram escolhidos a dedo para compor a chapa dos candidatos que disputaram o governo do Estado este ano. O vice auxiliará o titular do mandato sempre que for convocado para missões especiais. Conheça os candidatos, a lista inclui nomes experientes e e estreantes na política.
Anne Moura (PT)
Anne Moura, 35 anos, é natural de Manaus e é candidata a vice-governadora na chapa do senador Eduardo Braga (MDB). Foi diretora da UNE, da Direção Nacional Juventude do PT e da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores de 2013 a 2017. Em 2016, foi candidata a vereadora da cidade de Manaus. Foi fundadora do Instituto Articulação De Juventude da Amazônia (IAJA) com atuação na pauta ambiental. Ajudou na construção como coordenadora nacional do movimento estudantil ParaTodos&Todas. Organizou as jovens mulheres, tendo sido cofundadora do coletivo Paratodas, auto-organização das mulheres no movimento estudantil. Atualmente é Secretária Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores.
Cristiane Balieiro (PSB)
Cristiane Balieiro, 41 anos, é natural do município de Benjamin Constant e é candidata a vice-governadora na chapa de Ricardo Nicolau (Solidariedade). É professora de língua portuguesa e leciona na rede estadual de educação e em cursos preparatórios de vestibular. No ano de 2016, foi candidata a vice-prefeita de Manaus; a deputada federal em 2018, e vereadora de Manaus no ano de 2020. Porém não conseguiu se eleger em nenhuma de suas tentativas.
Engenheiro Machadão (PDT)
Cláudio Machado, 43 anos, é candidato a vice-governador na chapa da candidata Carol Braz. É natural de Manaus, possui 22 anos de carreira no setor público. Além de já ter ocupado cargos nos Correios, Exército Brasileiro e Marinha do Brasil. Esta é a primeira eleição em esfera federal do candidato. No ano de 2020, o candidato concorreu à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), onde obteve mais de 1.200 votos de profissionais da área.
Humberto Michilis (PSDB)
Humberto Michilis, 69 anos, é candidato a vice-governador na chapa do ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania). É natural de São Paulo, possui uma longa trajetória na política amazonense, filho de Eunice Michiles que foi a primeira mulher a representar o Amazonas no Congresso Nacional, ocupando o cargo de senadora de 1979 a 1987.
Humberto foi deputado estadual do estado do Amazonas pela Arena (1979-1982), pelo PDS (1983-1986), pelo PDC (1987-1990), pelo PDC novamente (1991-1992) e pelo PPB (1995-1998). Entre os anos de 1993 a 1994 foi prefeito do município de Maués pelo PPR.
De 1997 a 2000, foi secretário de Estado do Amazonas; em 2000 foi secretário de Estado de Educação e Desporto; e de 2001 a 2002 foi secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda em Manaus.
De 2003 a 2007, foi deputado federal pelo estado do Amazonas pelo PL. No ano de 2010, foi novamente candidato a deputado federal, porém não foi eleito.
Rita Nobre (Agir)
Rita Nobre, 50 anos, cirurgiã dentista e candidata a vice na chapa ao governo de Nair Blair (Agir). Está será sua primeira eleição, a candidata possui carreira acadêmica em diferentes cursos de saúde, também fundou grupo voluntário para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Tadeu de Souza (Avante)
Tadeu de Souza, 50 anos, é natural de Manaus e compõe a chapa do governador Wilson Lima (União Brasil).Foi servidor da Justiça Federal do Amazonas antes de ingressar na Procuradoria Geral do Estado, onde foi aprovado em concurso público no ano de 2004.
No ano de 2017, foi nomeado Procurador Geral do Estado na gestão do governador interino David Almeida (Avante). Neste período passou a ser homem de confiança de David Almeida. Antes disso, atuava no contencioso tributário e na cobrança da taxa de dívida ativa.
Já em 2020, presidiu a comissão de transição do prefeito David Almeida, ocupando o cargo de Secretário da Casa Civil da Prefeitura de Manaus. Esta será a primeira eleição de Tadeu de Souza, sendo considerado um nome técnico, por possuir conhecimento jurídico, mas pouco experimentado politicamente.
Thomaz Barbosa (Psol)
Thomaz Barbosa, 65 anos, é o candidato a vice de Israel Tuyuka. É natural do município de Carauari, já ocupou cargos para a formação e aceleração de dirigentes sindicais, também já atuou na Operação Acolhida, um programa da Organização das Nações Unidas (ONU) voltado para imigrantes venezuelanos.
Vera Castelo Branco (Podemos)
Vera Castelo Branco é natural de Araguari, interior de Minas Gerais e será a candidata a vice-governadora na chapa de Henrique Oliveira. Entre os anos de 2007 a 2014, foi deputada estadual do Amazonas. Vera Castelo Branco é mãe do ex-vereador Reizo Castelo Branco e ex-mulher do ex-deputado federal Sabino Castelo Branco.
Foi presidente da Comissão de Relações Comerciais da Zona Franca de Manaus (ZFM) e Mercosul, e membro integrante da CPI de Coari que investigou casos de desvio de dinheiro público e pedofilia no município.