Search
booked.net
Search
Close this search box.

Wilson Lima garante vaga no segundo turno em todos os cenários, diz pesquisa eleitoral

Nas situações testadas, o atual governador tem potencial de ir ao segundo turno com Amazonino Mendes ou com Eduardo Braga
*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia

O governador do Amazonas Wilson Lima (União) está com lugar garantido no segundo turno das eleições de outubro deste ano. É o que aponta a pesquisa eleitoral do Instituto Real Time Big Data. Nos dois cenários analisados, Wilson pode disputar o segundo turno contra Amazonino Mendes (Cidadania) ou Eduardo Braga (MDB).

No primeiro cenário da pesquisa, o ex-governador Amazonino Mendes lidera as intenções de voto com 32%. Em seguida vem o atual governador Wilson Lima, com 19% das intenções de voto. O senador Eduardo Braga figura em terceiro lugar como a opção de 17% dos entrevistados. Neste cenário, Wilson e Braga ficam empatados tecnicamente.

Os demais candidatos ficaram bem abaixo dos três primeiros lugares. O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) ficou em quarto lugar com 5%. O ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos) vem logo em seguida com 4% das intenções de voto. A defensora pública Carol Braz (PDT) conseguiu apenas 3%, ficando em sexto lugar. Por último, o advogado Marcelo Amil (PSol) atingiu apenas 1%.

Neste cenário, 9% dos entrevistados afirmaram que votariam nulo ou branco, enquanto 10% não sabe em quem votar ou não respondeu.

Foto: Reprodução/Real Time Big Data

Cenário sem Amazonino

O segundo cenário testado não incluiu o ex-governador Amazonino Mendes. Nessa situação, Wilson Lima fica em primeiro lugar com 24% das intenções de voto, seguido por Eduardo Braga com 21%. O terceiro lugar dessa vez fica por conta do senador Plínio Valério (PSDB), somando 13% das intenções de voto.

Entre os candidatos da terceira via, o resultado é praticamente o mesmo. Ricardo Nicolau ganha um ligeiro aumento, chegando a 7% das intenções de voto. Henrique Oliveira e Carol Braz ganham 1% de votos cada. O quadro fica inalterado para Marcelo Amil, que permanece com 1%.

Os brancos e nulos aumentam nesse cenário eleitoral, somando 12% dos entrevistados. O mesmo ocorre com os que não sabem ou não responderam: 13%.

Foto: Reprodução/Real Time Big Data

O instituto realizou a pesquisa por telefone com 1.200 entrevistados entre os dias 07 e 08 de abril de 2022. O nível de confiaça do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-06436/2022.

LEIA MAIS

Por ‘alinhamento político’, Wilson Lima declara apoio à reeleição de Bolsonaro
Braga deve se encontrar com Lula em jantar com lideranças tradicionais do MDB
Ao lado de Amazonino Mendes, vereador Amom Mandel anuncia filiação ao Cidadania
Plínio Valério pede impeachment de ministro do STF e defende limite de dez anos de mandato na corte suprema
Eleições 2022: Ricardo Nicolau se filia ao Solidariedade e lança pré-candidatura ao Governo do AM nesta sexta-feira (4)
Henrique Oliveira troca Pros pelo Podemos e confirma pré-candidatura ao governo do Amazonas
Ciro Gomes recebe título de cidadão amazonense e lança candidatura de Carol Braz e Luiz Castro
Pré-candidato ao governo pelo PSol, Marcelo Amil ironiza disputa interna no PSDB: ‘torço pela briga

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.