Search
booked.net
Search
Close this search box.

“Vou continuar lutando para trazer ajuda dos países ricos”, diz governador Wilson Lima após ter reunião com a Amazon

Foto: Diego Peres/Secom
Foto: Diego Peres/Secom

*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta terça-feira (5), que conseguiu chamar atenção da empresa Amazon, após ter afirmado que a gigante tecnológica usa o nome do estado há anos, e que o Amazonas precisa de investimentos. Lima foi recebido por dois representantes da empresa, para discutir de que forma a parceria pode ser feita para beneficiar o povo amazonense.

“Ainda há pouco, nós fomos recebidos por dois representantes do fundo criado pelo bilionário Jeff Bezos, que é o dono da empresa. Eles já haviam anunciado alguns investimentos para a Amazônia, e a partir de agora a gente começa a discutir investimentos socioambientais especificamente para o estado do Amazonas”, afirmou o governador.

Na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Dubai, nos Emirados Árabes, a COP 28, o chefe do executivo estadual já havia falado sobre a importância do Amazonas para o mundo, onde anunciou o programa Amazonas 2030, com venda de créditos de carbono e com o objetivo principal de zerar o desmatamento no estado.

A reunião contou com a presença da diretora de Ações Corporativas e Mercados, Kelley Kizzier, e o diretor de caminhos para descarbonização, Leon Clarke, ambos do Bezos Earth Fund, representantes da empresa norte-americana de tecnologia Amazon.

Foto: Diego Peres/Secom
Foto: Diego Peres/Secom

Na ocasião, Wilson Lima entregou aos representantes do Bezos Earth Fund uma peça de artesanato com a forma do mapa do Amazonas contendo o rosto de amazonenses e escrito “Amazon: vamos conversar” em inglês. “É um estado grande com uma empresa grande, então está na hora da gente entrar em entendimento para um ajudar o outro”, frisou Wilson Lima, que estava acompanhado do secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Ainda segundo o governador, estão pré-agendadas reuniões em janeiro, nos Estados Unidos, e em fevereiro, no Amazonas.

“Se a gente não puder ter apoio de uma empresa como a Amazon, que leva o nome do nosso estado, da nossa região e do maior rio, a gente vai ter apoio de que empresa? Então eu, enquanto governador, vou continuar lutando para trazer benefícios, para trazer ajuda dos países ricos e também de grandes empresas para nossa população”, destacou Lima.

Outras agendas

Ainda nesta terça, o governador Wilson Lima participou de dois debates na programação do GCF na COP 28. Um com o tema Sistemas Agroalimentares: cadeias produtivas sustentáveis, bioeconomia, inclusão produtiva; e outro sobre Sistemas alimentares no contexto global e o potencial da Amazônia como solução climática. Na ocasião, foi lançada uma carta com um chamado para que os países ricos possam se comprometer com a agenda das mudanças climáticas dos países e estados mais pobres do mundo.

Foto: Diego Peres/Secom
Foto: Diego Peres/Secom

Em sua fala, o governador do Amazonas lembrou da situação da estiagem que afeta o estado, fazendo um balanço sobre entrega de ajuda humanitária e água tratada, e reafirmou que a população mais pobre é a que mais sofre, mas não a que mais polui. Segundo ele, esse chamado do GCF na COP 28 deve servir como um convite irrecusável para que o mundo se disponha a criar um modelo de desenvolvimento para a Amazônia que seja perene e que gere emprego e renda, ajudando a combater a fome.

Os eventos tiveram a presença de governadores da Amazônia, além de representantes de outras entidades, como Kaveh Zahedi, diretor de Clima, Biodiversidade e Meio Ambiente da FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, uma das agências das Nações Unidas que lidera esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza; Gonzalo Muñoz, High Level Climate Action Champion (Campeões climáticos de alto nível); do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipaam).

*Com informações da Secom /Governo do Amazonas. 

Leia mais:

Após Wilson Lima cobrar pelo nome ‘Amazon’, empresa anuncia aporte milionário para projetos na Amazônia na COP 28

“É necessário combater a pobreza”, alerta Wilson Lima sobre a importância da BR-319 na COP-28

Wilson Lima destaca aportes de R$ 1,2 bi do Estado em serviços ambientais e pede reconhecimento internacional na COP 28

“Com pobreza a gente não consegue preservar as nossas florestas”, diz Wilson Lima ao apresentar programa ‘Amazonas 2030’ na COP 28

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.