*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Com as trocas partidárias e o surgimento de novas alianças há mudanças no cenário político do Amazonas que chamam atenção nesse momento que antecede as eleições de 2022. Os políticos que estavam no grupo político do ex-governador Eduardo Braga, atual senador pelo Amazonas, como por exemplo, Alessandra Campêlo, Gedeão Amorim e Fausto Jr, agora integram ao grupo do governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil), que é candidato natural à reeleição e vem subindo nas pesquisas eleitorais. Braga e Wilson são adversários políticos nessas eleições.
A última semana foi marcada por diversas filiações no estado do Amazonas. Terminou nessa sexta-feira (1º) a janela partidária e no sábado se encerrou o prazo para desincompatibilização de quem pretende concorrer na eleição e ocupa algum tipo de cargo público.
Na última sexta-feira (1º), Alessandra Campêlo que era do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) partido do qual Braga faz parte, filiou-se ao Partido Social Cristão (PSC), do qual Wilson Lima se elegeu a governador do estado. No evento de filiação da deputada estadual, Wilson estava presente ao lado da parlamentar demonstrando apoio.
“Quero dizer que estou muito feliz em estar no PSC. O PSC Mulher agora tem uma deputada, a bandeira da mulher que eu levanto na Assembleia Legislativa há quase oito anos vai ter também o nome do PSC, e nós estaremos juntas, lutando por igualdade, lutando por direitos”, disse Alessandra Campêlo.
Alessandra Campêlo está em segundo mandato no Legislativo Estadual, se licenciou em 17 de março para assumir o comando da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) a convite de Wilson.
O deputado estadual Fausto Junior que também fazia parte do MDB, mesmo partido de Braga, se filiou ao União Brasil, mesmo partido pelo qual Wilson Lima disputará as eleições deste ano. Fausto Junior é pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil, o próprio Wilson Lima esteve presente na apresentação dos pré-candidatos à Câmara dos Deputados.
“Uma chapa forte, formada por homens e mulheres, jovens e experientes, que representam diversos segmentos da sociedade. É a união de pessoas que sonham e trabalham por um Amazonas cada vez mais forte, próspero e melhor de se viver”, disse o governador.
Fausto Junior foi eleito deputado estadual no 1º turno das eleições de 2018, pelo Partido Verde. No ano de 2020, o deputado filiou-se ao MDB de Braga e se tornou líder do partido na Aleam, com o apoio do senador. Agora, o deputado segue para o União Brasil mesmo partido de Wilson Lima.
Gedeão Amorim, ex-titular da Seduc e ex-deputado federal, que não conseguiu no ano de 2020 se eleger a vereador pela sigla, oficializou no mês de fevereiro sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Avante, partido do qual o prefeito de Manaus, David Almeida, faz parte. Atualmente, o prefeito e o governador assumiram uma aliança, no qual pretendem romper os laços com a antiga política.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Professor Gedeão Amorim (@professorgedeaoamorimam)
“Sou grato pelo tempo que lá estive e tudo que pude usufruir de conforto e amizade, mas do ponto de vista pragmático do partido ele perdeu a razão de me abrigar […] Eu obtinha expressão eleitoral, mas não obtinha coeficiente no partido e isso para político é desastre porque a gente vai perdendo credibilidade eleitoral”, disse Amorim.
Entre os anos de 2015 a 2019, Amorim se licenciou como suplente do mandato de deputado federal para assumir o cargo de Secretário de Estado de Educação do Amazonas. Em dezembro de 2018, reassumiu como suplente. Nas últimas eleições municipais, ocorridas em 2020, Gedeão concorreu à reeleição para a Câmara de Municipal de Manaus. Apesar de conseguir votos suficientes, o partido não ultrapassou o coeficiente eleitoral exigido, não conseguindo ocupar uma vaga na CMM pela primeira vez.
Campanha à reeleição
Pesquisas eleitorais vem apontando o crescimento do governador Wilson Lima em relação a seus oponentes, desbancando principalmente o senador Eduardo Braga. Dados do Instituto Pontual, divulgados no dia 25 de março apontam que Wilson Lima e o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) devem se enfrentar no segundo turno do pleito.
O levantamento demonstra que Amazonino lidera com 30,5% as intenções de votos na pesquisa estimulada. Já Wilson foi lembrado por 20,9% do eleitorado, com isso o governador supera Braga que ficou em terceiro lugar com 16,1% e consolida sua vice-liderança. No fim de 2021, Braga ocupada a segunda colocação nas pesquisas eleitorais.
Apoio
Durante seu ato de filiação ao União Brasil, o governador Wilson Lima, recebeu apoio de um total de 48 prefeitos do estado do Amazonas. Parte destas lideranças passaram a fazer parte da nova legenda e iniciaram a filiação durante o evento que ocorreu na quadra da Escola de Samba da Aparecida, zona Sul de Manaus.
Em seu discurso, o governador agradeceu aos 37 prefeitos presentes para o ato realizado na capital e aos demais que não puderam comparecer presencialmente ao evento de filiação. No evento, estavam reunidos também ex-prefeitos e diversas lideranças políticas do Amazonas. Com as eleições deste ano cada vez mais perto, o atual governador cada vez mais vai cativando novas alianças.