Search
booked.net
Search
Close this search box.

Wilson Lima consolida vice-liderança e deve levar eleição para o 2º turno com Amazonino, aponta pesquisa

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Faltando sete meses para as eleições deste ano, o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) e o governador Wilson Lima (União Brasil) devem se enfrentar no segundo turno do pleito. É o que apontam os dados do Instituto Pontual, divulgados nesta sexta-feira (25/03).

De acordo com o levantamento, Amazonino Mendes lidera com 30,5% das intenções de votos na pesquisa estimulada. Já Wilson Lima foi lembrado por 20,9% do eleitorado. O governador, com isso, supera o senador Eduardo Braga (MDB), que ficou em terceiro lugar com 16,1%, e consolida sua vice-liderança. No fim de 2021, Braga ocupava a segunda colocação nas pesquisas eleitorais.

Entre os candidatos considerados de terceira via, a quarta posição é ocupada pelo deputado estadul Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 5,3% das intenções de votos. Na sequência vêm a defensora pública Carol Braz (PDT) com 3,6% das intenções de votos e o ex-vice-governador Henrique Oliveira (Pros) com 3,2%.

Votos em branco ou nulo somam 13,1% e os entrevistados indecisos chegam a 7,3%.

Metodologia

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código AM-07769/22, a pesquisa foi realizada entre 10 e 23 de março, “in loco”, utilizando a técnica “Face-to-Face”, nos municípios de Manaus, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Maués, Iranduba, Tabatinga e Manicoré.

A Pontual entrevistou um total 2.240 eleitores, sendo 1.240 na capital e 1.000 no interior do Estado. O estudo tem margem de erro de 2,07% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Os dados demonstram que haverá uma reedição da disputa do pleito de 2018, quando  Wilson Lima enfrentou Amazonino Mendes pelo comando da cadeira do Governo do Amazonas. Naquele pleito, Wilson venceu, em segundo turno, com 58,50% (1.033.954) dos votos válidos, contra 41,50% (733.414) de Amazonino Mendes.

O calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu a realização da eleição no próximo dia 2 de outubro. Nesse dia, os eleitores vão às urnas para escolher o nome para ocupar o cargo de Presidente da República, Senadores, deputados federais, estaduais e governo do Amazonas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.