*Da Redação Dia a Dia Notícia
A desembargadora Nélia Caminha Jorge e o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos foram escolhidos por aclamação nesta terça-feira, 29, para ocupar as vagas de membros titulares do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) destinadas à classe dos desembargadores. Os dois eram os únicos inscritos para as vagas e terão mandato de dois anos.
A escolha ocorreu durante sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). A posse dos novos membros titulares está prevista para a primeira quinzena de janeiro de 2028.
Nélia Caminha Jorge fala sobre escolha

Para Nélia Caminha Jorge, a indicação representa uma nova etapa em sua trajetória na Justiça do Amazonas.
“É a realização de um sonho, porque é o seguimento da carreira. Eu já ocupei cargos no Tribunal de Justiça do Amazonas, estou na Corregedoria do TRE-AM, e o caminho natural seria a presidência do TRE-AM”, afirmou.
José Hamilton Saraiva dos Santos também agradeceu a escolha e afirmou que assumirá com responsabilidade a missão de integrar a Justiça Eleitoral.

A definição dos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor do TRE-AM será feita nesta semana, durante sessão plenária da própria Corte Eleitoral.
Na mesma sessão do Tribunal Pleno, os desembargadores escolheram os integrantes da direção do TJ-AM para o biênio 2027–2028.
O desembargador Airton Luís Corrêa Gentil foi escolhido presidente. A desembargadora Onilza Abreu Gerth será a vice-presidente, enquanto a desembargadora Vânia Maria Marques Marinho ocupará o cargo de corregedora-geral de Justiça.
De acordo com o artigo 41 da Lei Complementar nº 261/2023, a eleição para os cargos diretivos do TJ-AM ocorre por voto direto e aberto e exige maioria absoluta dos integrantes do Pleno para a escolha de cada cargo.
