booked.net

Superlua de morango ocorre hoje: entenda o fenômeno e saiba como observar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

A lua cheia de junho tem início nesta terça-feira (14). Neste mês, ela atinge um ponto chamado de perigeu, quando nosso satélite natural chega à fase completa ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima da Terra.

Desta vez, o fenômeno se dará exatamente às 8h52 da manhã, pelo horário de Brasília. Especialistas também apontam que, por volta das 20h, será o melhor horário para ela ser vista do Brasil.

LUA DE MORANGO

Conhecida como “Lua de Morango”, essa será a primeira Superlua do ano. A próxima ocorrência será em julho, denominada “Lua dos Cervos”.

De acordo com informações da NASA, durante o fenômeno, a lua pode ficar até 30% mais brilhante. Além disso, no momento de aproximação máxima com a Terra, a percepção da Lua cresce 14% em relação ao apogeu (ponto mais distante da órbita).

COMO ASSISTIR AO FENÔMENO?

Espectadores podem acompanhar o fenômeno por meio de uma transmissão em tempo real, a partir das 16h15 (horário de Brasília), pelo canal no YouTube da Virtual Telescope Project (Projeto Telescópio Virtual), do Observatório Astronômico Bellatrix, da Itália.

Também será possível ver a Constelação de Escorpião e a supergigante vermelha Antares, posicionadas logo acima da Lua.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique