*Da Redação Dia a Dia Notícia
A noite dessa quarta-feira (26) foi iluminada pelo fenômeno da superlua acompanhado do eclipse lunar que ficou visível no Amazonas. O satélite natural chamou atenção da população que fez vários registros.
Em Manaus, o fotógrafo Tadeu Rocha conseguiu captar a foto da lua em seu ápice e muitas pessoas se impressionaram com o fenômeno. Em Parintins, o fotógrafo Yuri Pinheiro também registrou a superlua.
A primeira Superlua de 2021 foi observada no dia 26 de abril em todo o mundo. O evento acontece no momento em que a Lua está mais próxima da órbita da Terra.
De acordo com a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), o eclipse será total no oeste dos Estados Unidos e do Canadá, em todo o México e na maior parte da América Central e do Equador, bem como no oeste do Peru e no sul do Chile e da Argentina.
CONFIRA O CALENDÁRIO ASTRONÔMICO DE 2021
Somente dois dos quatro eclipses previstos para este ano poderão ser vistos da América Latina, como desta quarta-feira, e do próximo dia 19 de novembro, o eclipse lunar parcial.
- 26/05 – Eclipse lunar total
- 10/06 – Eclipse anular do Sol
- 19/11 – Eclipse lunar parcial
- 04/12 – Eclipse solar total
Próximas Superluas
- 26 de maio: lua cheia das “flores”.
- 24 de junho: lua super de “morango”. O fenômeno ganhou este nome por marcar o início da estação da colheita de morangos no nordeste da América do Norte.
*Com informações do Diário do Nordeste