*Da Redação Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), virou alvo de críticas nas redes sociais após começar a circular um vídeo em que ele aparece curtindo o feriado de Carnaval no Caribe, enquanto a capital amazonense sofre com as consequências do forte temporal da terça-feira (4). Almeida entrou em recesso na sexta-feira (28) e a informação divulgada é de que ele iria para um retiro espiritual. O vereador Jander Lobato (PSD) assumiu interinamente a prefeitura.
O anúncio de que iria para um retiro espiritual foi feito pelo próprio prefeito de Manaus, porém vídeos divulgados nas redes sociais pelo portal Laranjeiras, David Almeida e a primeira-dama Izabelle Fontenelle foram vistos curtindo o Carnaval na ilha de Saint Barthélemy, um dos destinos mais luxuosos do Caribe.
Segundo informações do portal Laranjeiras, Almeida viajou acompanhado de empresários em um jato particular. O destino é frequentado por estrelas de Hollywood como Leonardo DiCaprio, Beyoncé e Paris Hilton.
Nas redes sociais, internautas criticaram o prefeito por curtir o Carnaval em um destino luxuoso, enquanto a cidade sofre as consequências de um forte temporal que ocorreu na terça-feira (4).
“Se não atingiu o condomínio dele, então ele tá de boa”, disse um internauta. “Ele estava no retiro de purificação espiritual da esposa”, disse outro.
Durante a madrugada desta quinta (5), foram registradas 59 chamadas ao Centro de Cooperação da Cidade (CCC), após o Disque 199, canal direto de comunicação com a Defesa Civil ficar inoperante.
A reportagem do Dia a Dia Notícia entrou em contato com a prefeitura de Manaus que, por meio de nota, esclareceu que o prefeito está em uma viagem agendada, de caráter pessoal, custeada de forma particular e que seu afastamento seguiu o rito legal e oficial, por meio de ofício encaminhado à Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), esclarece que a informação de que o prefeito David Almeida estaria em retiro espiritual durante o feriado de do período de Carnaval não é verdadeira e jamais foi divulgada, de forma oficial, por esta secretaria.
A gestão municipal esclarece ainda que o prefeito está em uma viagem agendada, de caráter pessoal, custeada de forma particular e o seu afastamento das atividades institucionais seguiu o rito legal e oficial, por meio do ofício n° 279/2025 encaminhado à Câmara Municipal de Manaus (CMM) no último dia 27/2.
Dessa forma, as funções administrativas da prefeitura ficaram sob a responsabilidade do prefeito em exercício, sem interrupção das atividades. O vereador Jander Lobato, naquele momento presidente interino da CMM, assumiu a função de prefeito em exercício no período do final de semana, entre o dia 28/2 e o dia 2/3. E desde o último dia 3, o vice-prefeito Renato Junior está como chefe do Executivo municipal, seguindo assim até o próximo dia 7/3.”