*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A advogada Elaine Bezerra de Queiroz Benayon destacou, nesse sábado (20), a relevância do momento que a advocacia amazonense viverá com a votação, na próxima semana, no âmbito da a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), da resolução que regulamentará o processo de formação da lista sêxtupla, mediante consulta direta, garantindo a paridade de gênero.
“Vamos viver um momento histórico porque é a primeira vez no Brasil que uma seccional vai fazer uma votação. Então, a nossa seccional é pioneira. A própria Constituição fala da igualdade jurídica entre homens e mulheres, mas nesse pleito nós vamos vivenciar efetivamente o respeito à paridade”, afirmou a advogada.
Elaine também colocou seu nome à disposição para disputar a formação da lista sêxtupla para a escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), pelo critério do Quinto Constitucional da OAB-AM.
A fala ocorreu durante o evento “Debates & Experiências – Advocacia em Foco”, realizado no bairro Parque 10 de Novembro, em Manaus, no sábado (20). O encontro reuniu profissionais do Direito, estudantes e representantes da sociedade civil para refletir sobre os rumos da carreira jurídica no estado.
Promovida pelo Escritório de Advocacia Carla Tavares, a roda de conversa inaugurou uma programação especial que terá novas edições ao longo do ano, sempre com o objetivo de discutir os desafios da prática jurídica e fortalecer a aproximação entre advogados e a comunidade.

“Foi uma roda de conversa descontraída e produtiva, na qual começamos a fomentar debates importantes sobre a carreira jurídica no Amazonas. Foi uma honra mediar esse encontro, pois acredito que, ao compartilhar experiências, construímos caminhos coletivos para o fortalecimento da advocacia”, destacou a advogada Carla Tavares.
Com mais de 25 anos de atuação, Elaine ganhou destaque nacional em 2023 ao integrar a lista dos 34 advogados que disputaram uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo a única mulher da região Norte a figurar entre os concorrentes. Agora, ela também concorre à lista sêxtupla da OAB-AM, em um processo que marca a valorização da igualdade de gênero na advocacia.
A advogada Elaine Bezerra de Queiroz Benayon também falou sobre a importância de promover momentos de troca e valorização da profissão.
“Tenho uma atuação muito presente nos fóruns estaduais e no Tribunal de Justiça há muitos anos e conheço bem os desafios da nossa profissão. Nossa responsabilidade é enorme: aproximar a Justiça da vida das pessoas. Por isso, encontros como esse são essenciais para refletirmos e buscarmos soluções coletivas”, afirmou.

O “Advocacia em Foco” seguirá ao longo do ano com novas edições, consolidando-se como um espaço de diálogo, troca de experiências e valorização da advocacia no estado.
Ver essa foto no Instagram

