Search
booked.net

Peixe Pacu nativo da Amazônia é encontrado em lago na Irlanda e intriga cientistas

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O surgimento de um peixe nativo da Amazônia no Lago Garadice, no interior da Irlanda, a cerca de 140 quilômetros de Dublin, deixou cientistas intrigados durante o último fim de semana. O animal da espécie Pacu foi encontrado por Steve Clinch, de 68 anos, que é empresário e pescador e dono de uma pousada na região.

De acordo com informações da BBC e matéria divulgada pelo jornal O Globo, Clinch disse que o peixe foi encontrado já morto na margem do lago.

“Parece que ele foi colocado vivo e, posteriormente, morreu. Eu simplesmente o retirei e relatei às autoridades locais, que o levaram para inspeção, considerando ser uma espécie não nativa da região”, afirmou. 

Peixes de água doce como Truta-marrom, Roquete, Lúcio e Perca são comuns no lago que é considerado relativamente pequeno, mas atrai turistas pelas atividades de pesca e passeios de barco nas águas que ocupam cerca de quatro quilômetros quadrados.

Responsável pela conservação e proteção dos recursos hídricos no país, o Inland Fisheries Ireland armazenou o peixe em um laboratório para análise e deu início a uma investigação.

“Ainda não há detalhes definitivos sobre a origem do peixe e como chegou ao lago Garadice, mas pode ter sido libertado de um tanque particular de peixes”, afirmou a assessoria de imprensa do instituto à BBC.

Apesar de inusitado, o instituto destaca que, até o momento, apenas um exemplar morto de peixe Pacu foi encontrado no lago.

*Com informações do jornal O Globo

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.