Search
booked.net
Search
Close this search box.

PC-AM adere à Delegacia Virtual, do Governo Federal, para facilitar o registro de ocorrências

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (12), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) irá aderir à Delegacia Virtual (Devir), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que irá substituir a Delegacia Interativa (DI). A Devir chega com o intuito de facilitar o acesso do cidadão ao serviço de registro de ocorrências policiais. O novo sistema possui integração com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp), dando ênfase ao Sinesp PPE. O Amazonas é o sétimo estado a aderir à Devir.

A Devir permitirá que qualquer cidadão maior de idade efetue registros de ocorrências que necessitem de atendimento policial, utilizando dispositivos com acesso à internet, como smartphones, tablets, computadores, dentre outros. Além do Amazonas, a Devir está operando nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.

Para facilitar o registro do Boletim de Ocorrência (BO), o comunicante deverá ter em mãos os seus dados pessoais, endereço pessoal e das demais pessoas envolvidas, além de cadastro ativo no login Único do Governo Federal, o GOV.BR, uma forma de autenticação do cidadão que acessa os serviços do governo. Para efetuar o registro, o cidadão deverá acessar o endereço eletrônico neste link, selecionar a bandeira do Amazonas e seguir as etapas.

No Amazonas, incluindo os municípios do interior, a Devir poderá ser utilizada para comunicar 12 tipificações de ocorrências, como: perda ou extravio de documentos e objetos, furto, roubo, acidente de trânsito sem vítima, acidente de trânsito com vítima lesionada, ameaça, maus tratos contra os animais, violência doméstica contra a mulher, ofensas (calúnia, injúria ou difamação), crimes contra o idoso, crime cibernético e crime contra a pessoa com deficiência. Os crimes não citados anteriormente deverão ser registrados na unidade policial mais próxima de onde o delito ocorreu.

Algumas restrições da Devir se dão por questões de segurança da população, são elas: quando a vítima tenha sofrido lesão corporal, o comunicante ou suspeito que praticou o crime seja menor de idade, quando houver subtração de veículo automotor, ocorrência envolvendo arma de fogo, munições, explosivos, medicamentos ou produtos químicos; e quando durante a prática do crime tenha sido realizado arrombamento contra objeto.

Devir

A Delegacia Virtual está vinculada ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os boletins ficam disponibilizados em um sistema nacional integrado, garantindo maior eficiência, segurança, agilidade e comodidade para a comunicação de ocorrências.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.