Search
booked.net
Search
Close this search box.

Partidos da terceira via prometem anunciar candidato único em maio

As legendas que se consideram pertencentes ao centro político buscam viabilizar um nome único para as eleições de 2022
Os presidentes de PSDB, Bruno Araújo; União Brasil, Luciano Bivar; MDB, Baleia Rossi; e Cidadania, Roberto Freire, na reunião em que acertaram a data para anúncio de um 'candidato de consenso'. Foto: Luiz Cervi/Divulgação Cidadania
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Os partidos que compõem a chamada terceira via, contrária a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informaram que anunciarão um candidato único no mês de maio.

A informação foi divulgada em uma nota por meio dos perfis dos partidos União Brasil (União), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Cidadania. Todos esses partidos possuem pré-candidatos à Presidência da República e a outros cargos majoritários como governo estadual e Senado. A exceção é o União Brasil, que apresentará um nome para apreciação no dia 14.

Até o momento, os pré-candidatos da terceira via são o governador de São Paulo João Doria (PSDB), representante da federação PSDB-Cidadania, e a senadora Simone Tebet (MDB). O nome mais cotado para ser o pré-candidato do União Brasil é o do presidente o partido, deputado federal Luciano Bivar.

Reunião e consenso

Os presidentes nacionais das legendas reuniram-se em um restaurante de Brasília na noite dessa quarta-feira (06/04). Luciano Bivar (União), Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Freire (Cidadania) negociam um nome centrista que seja competitivo nas eleições.

À imprensa, Luciano Bivar afirmou que os critérios para a escolha do “candidato de consenso” serão as pesquisas, capilaridade, receptividade e rejeição dos nomes apresentados. O deputado desconversou quando foi questionado da possível candidatura de Eduardo Leite (PSDB), que tenta tomar o lugar de João Doria. Quanto ao ex-candidato Sergio Moro, o parlamentar evitou dizer se ele seria um dos nomes apresentados aos colegas.

O nome de Sergio Moro sofre a resistência da ala do União Brasil advinda do antigo Democratas (DEM). O grupo liderado pelo secretário geral do partido, ACM Neto, chegou a dizer que pediria a impugnação de Moro no partido caso ele continuasse como pré-candidato à presidência.

Avante, União Brasil e PSD se tornam maiores bancadas do Amazonas
Pesquisa: sem Moro, Bolsonaro cresce e Ciro Gomes se consolida no terceiro lugar
Terceira via: João Doria renuncia ao governo de São Paulo para concorrer à Presidência da República
Terceira via: Eduardo Leite sinaliza que pode ser vice-presidente na chapa da senadora Simone Tebet

Confira a nota dos partidos na íntegra:

Brasília, 06 de Abril de 2022

União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania, reunidos hoje em Brasília, reafirmam tratativas para apresentar um candidato(a) à Presidência da República como a alternativa no campo democrático.

No próximo dia 14/04, quinta-feira, o União Brasil confirmará o nome do Partido para apreciação desse conjunto de forças políticas.

O candidato(a) de consenso será anunciado(a) no dia 18/05, quarta-feira, em Brasília.

Conclamamos outras forças políticas democráticas para que possam se incorporar a esse projeto em defesa do Brasil e de todos os brasileiros.

Luciano Bivar – União Brasil

Baleia Rossi – MDB

Bruno Araújo – PSDB

Roberto Freire – Cidadania

*com informações de g1

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.