Manaus, segunda-feira 6 de julho de 2026
Pesquisar

booked.net

Pesquisa: sem Moro, Bolsonaro cresce e Ciro Gomes se consolida no terceiro lugar

Com a desistência de Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Ciro Gomes cresceram, mas continuam abaixo de Lula
*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia

Um levantamento do instituto Ipespe divulgado nesta quarta-feira (06/04) apontou um crescimento nas intenções do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). O fato ocorre logo após a desistência do ex-juiz Sergio Moro (União). Contudo, os dois continuam atás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não teve ganhos com a saída de Moro da disputa.

Segundo a pesquisa, Lula continua em primeiro lugar com 44% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro com 30%. O atual presidente subiu 4% em relação à pesquisa anterior do Ipespe, angariando votos que seriam de Sergio Moro. Enquanto isso, o trabalhista Ciro Gomes se isolou no terceiro lugar da disputa com 9% das intenções de voto. O ex-ministro herdou 2% dos votos de Moro.

Entre os demais candidatos da terceira via, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) ficou em quarto lugar com 3%. A senadora Simone Tebet (MDB) vem logo em seguida com 2%, acima do deputado federal André Janones (1%). O ex-deputado federal José Maria Eymael (DC), o cientista político Felipe d’Avila (Novo) e a candidata de extrema-esquerda Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram na pesquisa.

Votos brancos, nulos e inválidos somaram 9% e cerca de 3% dos entrevistados não sabia em quem votar ou não respondeu.

Foto: Reprodução/Ipespe
Bolsonaro veta Lei Paulo Gustavo, que deveria levar R$ 3,86 bi ao setor cultural
Eleições 2022: ex-governador de SP e possível vice de Lula, Geraldo Alckmin assina filiação ao PSB
Ciro Gomes recebe título de cidadão amazonense e lança candidatura de Carol Braz e Luiz Castro
Presidente do Podemos diz que soube de saída de Moro pela imprensa: ‘surpresa

Rejeição, possibilidade e desconhecimento

O presidente Jair Bolsonaro é o mais rejeitado entre os candidatos, com 61% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. O governador paulista João Doria vem logo em seguida com 57% de rejeição.

Ciro Gomes e Lula empatam, com 43% dos eleitores rejeitanto a candidatura do trabalhista e do petista. André Janones, Simone Tebet e Felipe D’Avila são os menos rejeitados com 36%, 35% e 34%, respectivamente.

Um dado importante é a quantidade de eleitores que poderiam votar em Ciro Gomes. Na pesquisa, 39% dos entrevistados admitiram que há chance de darem seu voto ao ex-ministro, sem dar certeza. O número é menor entre os candidatos mais polarizados, como Lula e Bolsonaro, que possuem um número de eleitores mais convicto de seu voto.

A baixa rejeição de Simone Tebet, André Janones e Felipe D’Avila também se dá devido ao desconhecimento do público quanto a eles. A senadora é desconhecida por 46% dos entrevistados, Janones por 53% e, por fim, D’Avila por 58%.

Foto: Reprodução/Ipespe

Segundo turno

A saída de Sergio Moro do páreo eleitoral alterou pouco o segundo turno presidencial. Conforme a pesquisa, o ex-presidente Lula ainda venceria Jair Bolsonaro com 53% dos votos contra 33%, da mesma forma que venceria os outros candidatos. Confira outros cenários de segundo turno:

  • Lula x Ciro Gomes: 52% a 25%
  • Lula x João Doria: 55% a 20%
  • Ciro Gomes x Bolsonaro: 47% a 37%
  • Bolsonaro x João Doria: 39% a 38%

Vale ressaltar que as pesquisas eleitorais refletem o momento no qual são feitas. O cenário eleitora muda constantemente, conforme o pleito se aproxima. O levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas foi realizado entre 02 e 05 de abril. A pesquisa ouviu 1.000 entrevistados de 16 anos ou mais em todas as regiões do Brasil por meio telefônico. O índice de confiança é de 95,5% e o número de protocolo junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-03874/2022. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.