*Da Redação Dia a Dia Notícia
Com o slogan “Desperta Amazonas”, que deve embalar sua campanha, o ex-prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), oficializou nesta terça-feira (31) sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas em um evento que reuniu apoioadores, no Studio 5, na zona Sul da capital. Em um discurso marcado por críticas aos adversários e tom de enfrentamento, Almeida afirmou que inicia um novo ciclo político e convocou a população do estado a “despertar”, em um movimento que promete levar como marca de sua caminhada eleitoral.
O evento reuniu lideranças políticas, como ex-prefeitos, vereadores e presidentes de Câmaras Municipais, além do atual prefeito de Manaus, Renato Júnior (Avante), a quem Almeida transferiu o comando da capital após renunciar ao cargo. Houve também a presença do presidente nacional do Avante, o deputado federal Luis Tibé.
“Manaus, muito obrigado, por 5 anos e 3 meses. O meu chamado agora é pelo Amazonas”, declarou, ao destacar que deixa a prefeitura para buscar soluções para o interior.
“Saio em busca de encontrar a solução para o problema do interior”, completou.
Durante o discurso, o ex-prefeito adotou um tom direto contra adversários e afirmou ser alvo de ataques frequentes, que, segundo ele, refletem o crescimento de sua pré-candidatura.
“Deixo a prefeitura e vou fazer aqui um alerta. Anotem! Os meus adversários me atacam e tem um ditado que diz: ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto. Os meus adversários estão morrendo de medo porque eu vou fazer o povo desse estado despertar”, disse.
Almeida também anunciou o início do movimento político que deve nortear sua campanha.
“Eu inicio hoje o movimento ‘Desperta Amazonas’”, afirmou.
Ao falar sobre sua base de apoio, o ex-prefeito destacou avanço político em relação a eleições anteriores.
“Temos cinco semanas que lançamos a nossa pré-candidatura. Nós temos lideranças em todo o interior. Na eleição passada eu não tinha 5% do apoio que tenho hoje. Tenho conversado com os 61 municípios”, declarou.
Em outro momento, reforçou sua origem e adotou uma narrativa de enfrentamento às elites políticas.
“Chegou o filho do Ajuricaba que não se curva e não se deixa levar por ameaças. Eu sou a voz dos esquecidos. Vocês não percebem que a elite não me aceita porque eu trabalho mais do que eles, entrego mais do que eles e vou fazer muito mais”, afirmou.
O ex-prefeito também disse ter recebido ameaças ao longo do processo político, o que, segundo ele, demonstra a viabilidade de sua candidatura.
“Se a minha candidatura fosse inviável, não estavam me ameaçando. Todo dia chegava uma ameaça no meu celular”, afirmou.
Ao defender sua trajetória, Almeida ressaltou não possuir acusações na vida pública.
“Eu sou honrado, eu sou honesto, eu sou trabalhador, eu ando de cabeça erguida. Eu não tenho uma acusação. Ninguém acusa o David de desvio na saúde, na educação, em delação premiada. Eu sou um homem limpo”, declarou.
Por fim, ele reafirmou confiança na gestão que deixa em Manaus. “Hoje deixo a prefeitura na mão do Renato Júnior, um cara honrado e trabalhador que me ajudou a conquistar a prefeitura”, disse.
O lançamento da pré-candidatura marca a entrada oficial de David Almeida na disputa pelo Governo do Amazonas nas eleições de 2026, com foco declarado no fortalecimento do interior e na ampliação de sua base política em todo o estado.
Ver essa foto no Instagram
