Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ministro do STF é homenageado pela Aleam por defesa da Zona Franca de Manaus

Foto: Joel Arthus
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi homenageado na manhã desta sexta-feira (19/08), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com a entrega da Medalha Ruy Araújo. A medalha é a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo e teve iniciativa do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União), que conduziu a homenagem.

Em seu discurso, o homenageado defendeu a urna eletrônica, a justiça eleitoral e a democracia, e falou da alegria de voltar ao Parlamento estadual como cidadão amazonense, título concedido pela Aleam por meio da Lei nº 4.827, de 6 de maio de 2019. “Sou carioca de nascimento, paulista por adoção e amazonense de coração”, destacou.

Ao falar da importância do judiciário para a sociedade, enfatizou o papel da justiça eleitoral como um diferencial do país, ressaltando a imparcialidade na condução do processo das eleições.

“A justiça eleitoral tem garantido o respeito, a soberania popular, a vontade e a escolha do povo brasileiro de seus representantes políticos”, afirmou, ratificando que os brasileiros podem ter a certeza de eleições limpas, imparciais, seguras e a confiabilidade das urnas eletrônicas. “Teremos dias e meses difíceis pela frente, mas haveremos de triunfar”, enfatizou.

O ministro afirmou ainda que a bandeira da democracia será mantida elevada para garantir a sustentação do Estado Democrático de Direito. “Haveremos de garantir que teremos, cada vez mais, uma sociedade justa, fraterna e solidária”, concluiu.

Autor da homenagem, Roberto Cidade afirmou que era uma honra presidir a sessão que concedeu a honraria ao ministro, que já recebeu o título de cidadão amazonense em 2019.

“É uma honra ter presidido e ser o autor da propositura que concedeu a Medalha Ruy Araújo, a maior comenda desta Casa, ao ministro Ricardo Lewandowski. Ele, como cidadão amazonense que é, veio receber a medalha e isso nos deixa feliz e honrado. O ministro é um defensor da Constituição e sempre  preservará os direitos constitucionais do Estado, como no caso da Zona Franca de Manaus (ZFM), como já o fez quando foi necessário. É um prazer recebê-lo na Casa do Povo e ele sai daqui conhecendo mais o estado do Amazonas, vendo a realidade do povo amazonense. Agora, como vice presidente do Supremo,  vai entender como é a realidade de fazer política no Estado. Hoje, a Assembleia mostra, mais uma vez, sua grandeza”, afirmou Cidade.

O novo vice-presidente do TSE se formou em Direito em 1973, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (SP), é Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É doutor livre-docente em Direito do Estado pela USP, onde é professor de Teoria Geral do Estado. No campo acadêmico, é autor de vários livros jurídicos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.