booked.net

Maniçoba e Pato no Tucupi são declaradas Patrimônio Cultural do Pará

O governador Helder Barbalho sancionou as leis que tombam pratos típicos do Pará como patrimônio cultural de natureza imaterial. As leis estão DOE de hoje (6)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Alexandre Schneider|Divulgação

governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), sancionou as leis declarando a maniçoba e o pato no tucupi patrimônios culturais de natureza imateriais do Estado. As leis foram publicadas na edição desta segunda-feira (6), do Diário Oficial do Estado. Na mesma edição, também foi publicada a Lei que declara a “Festa de Reis”, do município de Palestina do Pará, patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado.

No caso da maniçoba e do pato no tucupi, os projetos de Lei reconhecendo a importância cultural desses dois alimentos típicos do território paraense foram aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado nos dias 10 e 17 de maio, respectivamente.

Para Wanderlan Quaresma (MDB), autor das duas propostas, a maniçoba é uma das iguarias símbolo da culinária tradicional paraense. “Um prato único, de preparo praticamente artesanal, cujos segredos e mistérios são repassados para outras gerações por aqueles que dominam os seus segredos”, escreveu, na justificativa de uma das matérias.

Receita de maniçoba, por Instituto Brasil a Gosto

Já em relação ao Pato no Tucupi, o parlamentar afirmou ser “uma iguaria da inigualável da culinária paraense”. Em sua justificativa, ele destacou a origem indígena, com influências europeias, tendo incorporado, aos poucos, técnicas do assado à moda portuguesa. Misturadas às técnicas, sabores e culturas amazônicas, Wanderlan observa que o resultado é um prato singular e de forte identificação regional. “Esse processo histórico-cultural revela saberes gastronômicos que precisam ser preservados, celebrados e degustados sem moderação”.

*Com informações do O Liberal 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique