*Da Redação Dia a Dia Notícia
Milhares de mulheres saíram às ruas neste domingo (7), em diversas cidades do país, para denunciar o aumento dos casos de feminicídio e protestar contra todas as formas de violência contra a mulher. Os atos ocorreram em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Campo Grande, Manaus e Belo Horizonte.
Em Manaus, os manifestantes se concentraram na Praça do Congresso, Centro da capital. No local, cartazes com dizeres como “basta de feminicídio” e “parem de nos matar”, ilustravam os pedidos por segurança e respeito.
No interior do Amazonas, a mobilização ocorreu em Parintins, onde manifestantes se reuniram em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo, no Centro Histórico da cidade. O ato contou com a presença de representantes de movimentos sociais liderados por mulheres, além de trabalhadores, estudantes e integrantes de coletivos culturais, como o Boi Garantido.
Com cartazes e faixas, os participantes pediram o fim da violência contra as mulheres. De mãos dadas, formaram um grande círculo na praça em um gesto simbólico de união. Durante os discursos, as manifestantes cobraram o combate ao feminicídio e a todas as formas de violência de gênero, além da implementação de políticas públicas eficazes e de maior conscientização da sociedade.
