*Da Redação Dia a Dia Notícia
Manaus registrou cerca de 32 ocorrências, na terça-feira (4), durante as fortes chuvas que atingiram a cidade. Segundo a Defesa Civil Municipal, o volume de chuva registrado equivale a mais de um terço do previsto para o mês inteiro. Até as 21h de terça, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) contabilizou 109,6 milímetros de precipitação, representando 34,15% da normal climatológica de março, que é de 320,9 milímetros.
O alto volume de chuva em um único dia causou transtornos em diversos pontos da capital amazonense como alagamentos e desabamentos. Foram contabilizadas 32 ocorrências em diferentes pontos sendo:
- 17 alagamentos – 9 na zona Leste, 2 na zona Sul, 2 na zona Oeste, 2 na zona Norte e 2 na zona Centro-Oeste
- 1 bueiro entupido – zona Oeste
- 1 desabamento – zona Sul
- 3 desabamentos de muro – 1 na zona Centro-Sul, 1 na zona Sul e um 1 na zona Norte
- 5 deslizamentos de barranco – 1 na zona Norte, 2 na zona Leste, 1 na zona Sul e 1 na zona Oeste.
- 5 desabamentos de casa – 3 na zona Norte, 1 na zona Sul e 1 na zona Centro-Sul.
Diversos vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os estragos causados na capital durante o forte temporal. A grande maioria dos problemas foram ocasionados pelos alagamentos.
Muitos motoristas tiveram os veículos danificados e alguns tentaram empurrá-los para evitar danos maiores. Além das residências que foram invadidas pela água e moradores perderam grande parte de seus pertences. Além disso, sete bairros da cidade tiveram o fornecimento de energia elétrica afetado.