*Da Redação Dia a Dia Notícia
Com 99 votos a 36, a promotora de Justiça Leda Mara Albuquerque venceu o procurador-geral de Justiça do Estado, na eleição interna do Ministério Público do Amazonas (MPAM), para compor a lista sêxtupla e concorrer a uma vaga no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
O escolhido ou escolhida vai ocupar a vaga da ministra Laurita Vaz, que se aposentou. A ministra é oriunda do Quinto Constitucional do Ministério Público e, por isso, os MPs do Brasil podem indicar lista sêxtupla para o STJ. No Amazonas, apenas Leda Mara Albuquerque e Alberto Rodrigues se candidataram.
De acordo com informações do Portal Marcos Santos, Leda Mara pode virar favorita se chegar a lista tríplice, de onde será escolhido o novo ou a nova ministra, por decisão direta do presidente Lula. Ela é esposa do ex-senador João Pedro Gonçalves, atual vice-presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), tido como um dos amigos mais próximos de Lula.
A lista tríplice é feita pelos atuais ministros do STJ, que vão retirar três entre todas as listas sêxtuplas enviadas por todos os Estados.