Manaus, segunda-feira 15 de junho de 2026
Pesquisar

booked.net

Investigador da PC está entre os alvos de operação da PF contra roubo de ouro em Manaus

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Um investigador da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), identificado como Luciano de Souza Grangeiro, está entre os alvos da Operação Piloto de Fuga, deflagrada nesta terça-feira, 09, pela Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público do Amazonas (MP-AM). A ação investiga o roubo de 72,6 quilos de ouro, avaliados em cerca de R$ 45 milhões, ocorrido em Manaus em outubro de 2025. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e nos condomínios Quinta das Laranjeiras, Copenhague e Residencial Amazonas, por determinação da Justiça Federal.

Segundo a Polícia Federal, o avanço das investigações permitiu identificar um novo suspeito apontado como responsável por conduzir a viatura utilizada durante a execução do roubo. A operação é um desdobramento das apurações que já haviam resultado na prisão de dois policiais militares e um policial civil no ano passado.

De acordo com os investigadores, o esquema envolvia agentes de segurança pública e civis que atuavam em diferentes etapas da atividade criminosa. O ouro, extraído ilegalmente, teria saído do Pará, passado pelo Amazonas e seguido para Roraima, de onde poderia ser enviado para fora do país.

A Operação Piloto de Fuga também dá continuidade às apurações desenvolvidas na Operação Auxílio Criminoso, deflagrada anteriormente para identificar outros envolvidos no esquema investigado e aprofundar a coleta de provas relacionadas ao caso.

No decorrer das investigações conduzidas pelas 60ª e 61ª Proceapsp, em razão do envolvimento de agentes públicos da segurança estadual, o promotor de Justiça Armando Gurgel Maia representou à Justiça Federal pelo cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra um investigador da Polícia Civil e quatro mandados de busca e apreensão.

Segundo o promotor de Justiça Armando Gurgel, titular da 60ª Proceapsp e responsável pelo requerimento das medidas cautelares, a operação tem como objetivo aprofundar a apuração sobre a dinâmica dos fatos, reunir novas provas e identificar a eventual participação de outras pessoas no esquema investigado.

A atuação prossegue sob acompanhamento do Ministério Público e da Polícia Federal para o esclarecimento dos fatos e eventual responsabilização dos envolvidos.

Leia mais:

PF deflagra operação contra roubo de ouro e cumpre mandados em Manaus

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.