*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Governo do Amazonas enviou, nesta segunda-feira (26), mais 200 bombeiros ao Sul do Amazonas e Região Metropolitana de Manaus para combater queimadas. Os militares participam da Operação Aceiro 2024. Também foram entregues 12 viaturas para o deslocamento dos agentes.
“Nós teremos aproximadamente 600 homens em campo atuando no combate ao desmatamento e principalmente na questão das queimadas. No período de julho a agosto do ano passado nós combatemos algo em torno de 4 mil focos de calor, neste ano temos algo em torno 8 mil. É uma situação difícil”, disse o governador Wilson Lima.
No dia 14 de agosto, Wilson Lima havia dito que iria enviar mais bombeiros para ajudar no combate às queimadas do Estado. Os agentes são alunos soldados e oficiais em fase de estágio operacional, todos aprovados em concurso público em 2022.
Os bombeiros vão atuar em Humaitá, Apuí, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Novo Aripuanã, Maués, Canutama, Tapauá, Careiro, Manaquiri e Autazes. Também haverá agentes nos municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Iranduba.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a utilização das viaturas do tipo picape em municípios do interior é fundamental para facilitar o acesso das equipes às áreas isoladas, onde ocorrem a maioria dos incêndios.