Search
booked.net
Search
Close this search box.

Gastos com publicidade, ausência de concursos e falta de creches estão entre irregularidades apontadas pelo MPC-AM nas contas de 2022 de David Almeida

Foto: Ruan Souza/Semcom

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Ministério Público de Contas (MPC) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) apontou que as prestações de contas de 2022, da gestão de David Almeida, possuem diversas irregularidades e omissões como gastos com publicidade, ausência de concursos e falta de creches na capital, entre outras.

De acordo com informações divulgadas pelo portal Radar Amazônico, a procuradora do MPC, Fernanda Cantanhede, enviou um ofício para a Prefeitura solicitando uma resposta sobre dez irregularidades encontradas na prestação de contas do ano de 2022.

Entre as irregularidades estão a falta de realização de concursos públicos, ausência de plano de governo para redução de gastos com publicidade institucional, falta de controle de aumento de casos de covid-19, ausência de vagas em creches, omissão reiterada na falta de políticas públicas habitacionais e ausência de plano executivo para exploração do potencial de Manaus.

Após resposta da Prefeitura, a procuradora vai poder opinar pela aprovação ou desaprovação das contas de David Almeida, que devem ser levadas para apreciação do TCE.

Irregularidades

No documento, uma das irregularidades é a falta de plano para a realização de concursos nos órgãos municipais. A Prefeitura de Manaus vai precisar enviar documentos e atos concretos de todas as pastas sobre a realização de concursos públicos, contando com relatório de cada pasta onde o número de temporários seja superior de concursados.

Há também o controle epidemiológico e as medidas sanitárias em relação à pandemia de covid-19, com demanda de documentos, esclarecimentos e estudos sobre a prevenção e contenção da doença, principalmente em relação ao aumento exponencial de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com dados da Fiocruz.

A procuradora pediu esclarecimentos sobre o fornecimento de vagas em creches e pré-escolas, sobre todo o sistema de sorteio de creches e cumprimento de metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação.

Houve questionamentos sobre gastos com comunicação, o órgão pediu explicações se há contenção de gastos em publicidade e o planejamento na aplicação dos recursos, havendo compromisso firmado entre a Prefeitura e o TCE, no ano de 2021, de não gastar com publicidade acima do teto estabelecido.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.