*Da Redação Dia a Dia Notícia
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), definiu as prioridades para sua gestão nos cem primeiros dias de governo. Entre elas, está o fortalecimento da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O ministro deve apresentar seu plano de gestão ao presidente Lula (PT) nesta sexta-feira (6/1).
A informação foi divulgada pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. O foco de Alckmin à frente do MDIC estará nas pautas de sustentabilidade. Auxiliares do vice-presidente afirmam que ele pretende mostrar a Lula algumas maneiras de unir as atribuições de ministro e vice-presidente.
Além do fortalecimento da Suframa, Alckmin também deve propor o aumento da capacidade do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), subordinado à autarquia. O local é responsável por desenvolver tecnologias para exploração sustentável da floresta amazônica.
Outro ponto que o ministro deve abordar é a utilização do poder de diálogo do Conselho da Amazônia Legal, vinculado à vice-presidência da República. Em contato direto com governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, Alckmin pode colocar em prática as propostas da economia verde apresentadas pelos setores de indústria e comércio.
Apesar do histórico de contrário à ZFM enquanto governou o estado de São Paulo, Alckmin tem ressaltado em seus discursos como ministro a importância da Suframa para a indústria nacional, fato destacado por Serafim Corrêa (PSB) e o ex-superintendente Thomaz Nogueira.