booked.net

Fome faz parte do dia a dia de 25,7% das famílias da região Norte, aponta pesquisa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Na região Norte do Brasil, a insegurança alimentar apresenta percentual de 71,6% estando acima da média nacional de 58,7%. A fome faz parte do dia a dia de 25,7% das famílias na região Norte, aponta pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

Em 2022, aproximadamente 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer no Brasil, revela o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil que foi lançada nesta quarta-feira (8). A edição recente da pesquisa mostra que 58,7% dos brasileiros convive com a insegurança alimentar em algum grau (leve, moderado ou grave).

Neste ano, apenas quatro em cada 10 domicílios conseguem manter acesso pleno à alimentação. São 125,2 milhões de brasileiros que passaram por algum grau de insegurança alimentar, havendo um aumento de 7,2% desde o ano de 2020, e de 60% em comparação ao ano de 2018.

Em pouco mais de um ano, a fome dobrou nas famílias com crianças menores de 10 anos, passando de 9,4% em 2020 para 18,1% no ano de 2022. Em grupos familiares com a presença de três ou mais pessoas com até 18 anos de idade, a fome atingiu 25,7% dos lares. Já em domicílios apenas com moradores adultos a segurança alimentar chegou a 47,4%, número maior do que a média nacional.

Cerca de metade das famílias que deixaram de comprar, nos últimos 3 meses,  arroz, feijão, vegetais e frutas convivem com a insegurança alimentar moderada ou grave. Entre as famílias que deixaram de comprar carnes nos três meses anteriores à pesquisa, 70,4% passavam fome. Dados semelhantes foram encontrados nos lares onde os moradores não haviam comprado frutas (64%) e vegetais (63,6%).

As estatísticas foram coletadas entre novembro de 2021 e abril de 2022, a partir da realização de entrevistas em 12.745 domicílios, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal. A Segurança Alimentar e a Insegurança Alimentar foram medidas, mais uma vez, pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), que também é utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique