Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ex-ministro das Comunicações do Afeganistão se torna entregador na Alemanha

Foto: Hannibal Hanschke/Reuters

Sayed Sadaat, de 49 anos, era ministro das Comunicações no governo afegão, até se mudar para a Alemanha em dezembro de 2020. Hoje, é entregador de refeições na cidade de Leipzig. O ex-ministro afirma que alguns em seu país o criticavam por ter aceitado um emprego assim depois de ter sido ministro durante dois anos. Para Sayed, um emprego é um emprego.

“Não tenho nada de que me sentir culpado. Espero que outros políticos sigam o mesmo caminho, trabalhando com a população em vez de se esconderem”, disse.

A história de Sayed ganhou uma proeminência particular com caos em sua terra natal após a tomada do poder pelo Talibã. A família e os amigos do ex-ministro também desejam abandonar o país, esperando se juntar aos milhares de refugiados em voos de evacuação ou por uma rota alternativa. Com a saída completa das tropas estadunidenses cada vez mais próxima, o número de pedidos de asilo de afegãos na Alemanha aumentou 130% desde o início do ano, de acordo com a Secretaria Federal de Migração e Refugiados.

Mesmo com dupla cidadania que o permitia morar na Grã-Bretanha, onde passou a maior parte da vida, Sayed escolheu a Alemanha devido à saída do Reino Unido da União Europeia. Ainda assim, ele encontrou dificuldades para conseguir um emprego compatível com sua experiência. Com diplomas em T.I. e telecomunicações, Sayed tinha como entrave o fato de não falar alemão, o impedindo de conseguir um emprego na sua área.

Atualmente, o ex-ministro tem quatro aulas de alemão por dia numa escola antes de iniciar o turno da noite, quando trabalha como entregador. Ele admitiu que os “primeiros dias foram entusiasmantes, mas difíceis. Quanto mais você sai e mais pessoas conhece, mais aprende”.

LEIA MAIS

Milhares fogem após Talibã tomar Cabul, capital do Afeganistão
Líderes mundiais se pronunciam sobre crise no Afeganistão
Itamaraty procura por brasileiro que pediu ajuda, no Afeganistão
Veja lista de livros, filmes e séries para entender a crise no Afeganistão

*Com informações de Reuters

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.