Search
booked.net
Search
Close this search box.

EUA doará 6 mi de vacinas antiCovid ao Brasil e outros países da América Latina

O governo dos Estados Unidos detalhou nesta quinta-feira seu plano para a doação de 25 milhões de vacinas anti-Covid, a primeira parte de um lote de 80 milhões de injeções que será exportado até o fim de junho. Ao menos 19 milhões das doses serão alocadas pelo Covax, o consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Seis milhões delas serão doadas para países da América Latina, entre eles o Brasil.

O Brasil, contudo, ficou de fora do rol de nações que receberão doações diretas de Washington neste primeiro momento. As 6 milhões de vacinas que não serão entregues ao Covax serão distribuídas de acordo como “prioridades regionais” e parcerias. Os recipientes incluem o México, o Canadá, a Coreia do Sul e os territórios ocupados da Cisjordânia e de Gaza, onde o grupo Hamas travou uma guerra com Israel no início do mês.

De acordo com o governo americano, os critérios para a distribuição das vacinas são baseados em “estatísticas sanitárias” e informações científicas, sem levar em conta afinidades políticas ou tentativas de “assegurar favores de outros países”. Washington disse ainda que priorizará países com planos de vacinação prontos que precisem de doses para imunizar trabalhadores na linha de frente e grupos de risco, conforme a reportagem do O Globo.

As doações vêm em meio à pressão crescente sob o governo americano, que impôs medidas protecionistas que de fato bloquearam a exportação de doses antiCovid, em uma tentativa de priorizar a vacinação doméstica. As regras, criadas ainda durante o mandato de Donald Trump, foram mantidas por seu sucessor, Joe Biden.

Enquanto os EUA já imunizaram cerca de 51% da população americana com ao menos uma dose e começam a vacinar adolescentes, menos de 1% das doses aplicadas até o momento foram para países pobres.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.