*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Mais de 6,6 mil famílias beneficiadas na segunda chamada do Auxílio Estadual Permanente, do Governo do Amazonas, ainda não resgataram o cartão que garante o saque do benefício. O prazo para pegar os cartões vai até esta sexta-feira (06/05) em todo o estado, de acordo com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Para saber se está entre os contemplados, é necessário acessar www.auxilio.am.gov.br.
Nessa segunda chamada, foram contempladas 19,8 mil famílias em todo o Amazonas. Dos quais 14,2 mil são de Manaus e 5,6 mil do interior. Até sexta-feira (29/04), 13.269 novas famílias resgataram o cartão que permite o saque do benefício, no valor de R$ 150 mensais.
Na capital, o benefício está sendo entregue no Centro Estadual de Convivência do Idoso, no bairro Aparecida, zona sul. Coordenadora do posto, Maylla Boreggio reforça que, para receber o auxílio, o beneficiário precisa estar munido de documento de identidade e CPF. “Nós também temos o número de telefone para contato, caso queira tirar alguma dúvida. É o 0800 740 7444”, lembrou a coordenadora.
Em caso do contemplado não poder comparecer ao centro de convivência por motivos de saúde, Maylla pede que algum familiar vá ao local e procure um dos servidores que atuam na entrega dos cartões ou um assistente social.
“Você passa o endereço, o nome e o CPF que a gente faz essa entrega em domicílio, no caso de pessoas que não podem vir receber o cartão por conta de alguma comorbidade”, acrescentou.
Importância
Desde que foi lançado pelo governador Wilson Lima, no ano passado, o Auxílio Estadual Permanente vem transformando a vida de milhares de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza no Amazonas. Segundo Maylla, o depoimento dos beneficiários que compareceram ao local para retirar o cartão é bastante positivo.
“Esse auxílio é para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A gente tem inúmeros relatos de pessoas que receberam o cartão e que dizem que o auxílio realmente faz a diferença na sua família, no seu prato, na comida”, completou a coordenadora.
Autônomo, o jovem Marivaldo da Silva Pereira, 25, foi um dos contemplados nessa segunda etapa do Auxílio Estadual Permanente. Ele, que mora sozinho com a mãe, na zona centro-sul, afirma que o benefício do Governo do Estado veio em boa hora.
“Eu fiquei muito feliz, porque é uma ajuda, ainda mais nesse momento de pandemia que os negócios não estão ‘indo para frente’, e isso é uma iniciativa do nosso Governo para ajudar quem é autônomo”, concluiu.
Balanço
Com o Auxílio Estadual Permanente, o Governo do Amazonas deve alcançar 300 mil famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Com o pagamento do benefício são injetados R$ 45 milhões na economia dos 62 municípios do estado todos os meses.
*Com informações da Secom.