Search
booked.net
Search
Close this search box.

Eleições 2024: Veja quem são os sete candidatos a prefeito de Manaus

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno poderá ser realizado em 27 de outubro.

*Especial do Dia a Dia Notícia 

As eleições municipais de 2024 estão marcadas para o dia 6 de outubro, quando os brasileiros escolherão novamente o prefeito, vice-prefeito e vereador. Em Manaus, sete pessoas disputam a prefeitura: David Almeida (Avante), que tenta a reeleição, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), o deputado estadual Roberto Cidade (União), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), o ex-deputado Marcelo Ramos (PT), o deputado estadual Wilker Barreto e o professor Gilberto Vasconcelos (PSTU).

O prefeito David Almeida concorrerá como representante da coligação ‘Avante, Manaus’, formada em conjunto com os partidos Agir, Democracia Cristã (DC), Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Partido Social Democrático (PSD). David terá o apoio dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD). Seu candidato a vice-prefeito será o ex-secretário municipal de Infraestrutura, Renato Junior.

O atual prefeito foi deputado estadual por três mantados consecutivos entre 2007 e 2019, passando pelo extinto Partido dos Aposentados da Nação (PAN), pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), atual Mobiliza, e pelo PSD. Tentou o governo do Amazonas em 2018 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ficando em terceiro lugar, e elegeu-se prefeito de Manaus pelo Avante em 2020, derrotando o ex-governador Amazonino Mendes.

Segundo colocado nas pesquisas, o deputado federal Amom Mandel será o candidato da coligação ‘Liberta Manaus’, formada pela federação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com o Cidadania e o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

Amom iniciou na política partidária em 2020 ao ser eleito vereador pelo Podemos, mas já fazia parte de movimentos de voluntários desde a adolescência. Candidato mais jovem na disputa e o mais novo a ser eleito deputado federal, ele atualmente é o principal rival do prefeito David Almeida, de quem é crítico desde seu mandato como vereador da capital.

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Roberto Cidade é o candidato da coligação ‘Bora Mudar Manaus’, composta pro seu partido, o União Brasil, em conjunto com Podemos, Republicanos, PSB, Partido da Mulher Brasileira (PMB), Progressistas (PP) e Partido Renovação Democrática (PRD).

O deputado é apoiado pelo governador Wilson Lima (União), que rompeu com o prefeito David Almeida após perceber a aproximação dele com Eduardo Braga ainda no rescaldo das eleições de 2022, a quem Wilson havia derrotado no segundo turno.

Cidade foi eleito deputado estadual pela primeira vez no pleito de 2018 pelo Partido Verde (PV), conseguindo se tornar presidente da Aleam em 2020. Foi reeleito em 2022 com 105.510 votos, sendo o deputado estadual mais votado na história do estado. Foi reconduzido à presidência da Aleam e atualmente é o terceiro colocado nas pesquisas para prefeito de Manaus, tendo como vice o coronel Alfredo Menezes (PP).

O deputado federal Alberto Neto concorre pela coligação ‘Ordem e Progresso’ com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), denominando-se como o verdadeiro candidato da direita a prefeito de Manaus. Ele terá como vice a empresária e professora Maria do Carmo Seffair (Novo).

Eleito deputado em 2018 pelo Republicanos na esteira do bolsonarismo, o capitão da polícia militar concorreu a prefeito de Manaus em 2020, terminando a corrida em sexto lugar. Foi reeleito deputado em 2022 pelo PL.

O ex-deputado Marcelo Ramos é o candidato da coligação ‘Manaus Mais Forte’, que reuniu partidos de esquerda e centro-esquerda na base de apoio. Convidado pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para concorrer a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos trocou o PSD pelo PT e foi lançado ao cargo no último domingo (4).

A chapa é completada pelo ex-deputado Luiz Castro (PDT). A coligação conta com os partidos da federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Solidariedade de Bosco Saraiva e a federação do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) com a Rede Sustentabilidade (Rede).

Marcelo Ramos começou sua carreira política como vereador de Manaus pelo PCdoB em 2007 como suplente de Francisco Praciano (PT), sendo reeleito em 2008. Em 2010, foi eleito deputado estadual pelo PSB. Concorreu a governador pelo partido em 2014, ficando em terceiro lugar. Em 2016, concorreu a prefeito de Manaus pelo Partido da República (PR), chegando ao segundo turno, mas perdeu para o então prefeito Arthur Neto. Foi eleito deputado federal em 2018 pelo PR, que voltou a se chamar PL. Então vice-presidente da Câmara, Marcelo perdeu o cargo após deixar seu partido devido à entrada do então presidente Jair Bolsonaro na sigla. Não conseguiu se reeleger deputado federal em 2022.

Isolados

O deputado estadual Wilker Barreto e o professor Gilberto Vasconcelos concorrerão isoladamente por seus partidos.

Wilker iniciou sua carreira política em 2008, quando foi eleito vereador pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade), com 7.176 votos, para compor a 15ª Legislatura. Em 2012, foi reeleito vereador com 8.300 votos, tornando-se líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, no biênio 2013-2014.

Candidatou-se a deputado federal em 2014, também pelo PHS, quando obteve 16.064 votos, ficando na condição de suplente. Em 17 de dezembro do mesmo ano, disputou a presidência da Câmara Municipal de Manaus, sendo eleito com 35 votos para o biênio 2015-2016. Em 2016, foi reeleito para o 3º mandato de vereador pelo PHS, com 10.207 votos.

Em 2018, foi eleito pela primeira vez deputado estadual com 29.275 votos. Em 2020, concorreu a vice-prefeito de Manaus pelo Podemos, que incorporou o PHS, ao lado de Amazonino Mendes. A chapa foi derrotada por David Almeida. Foi reeleito deputado estadual em 2022 pelo Cidadania com 24.134 votos. É franco opositor do governador Wilson Lima desde a primeira gestão entre 2018 e 2022.

Já o professor concorre a cargos eletivos pelo PSTU desde o ano de 2000, mas nunca logrou êxito. Sua última tentativa foi em 2020, quando também concorreu a prefeito de Manaus, recebendo apenas 742 votos.

Eleitores aptos

A cidade de Manaus tem mais de 1,4 milhão de eleitores aptos para votar para prefeito e vereador no dia 6 de outubro.

Em relação ao pleito de 2020, no qual a capital tinha 1.331.613 eleitores, houve um aumento de 8% no total de manauaras aptos a votarem. Segundo o TSE, a maioria do eleitorado manauara é feminino, são 763.550 mulheres aptas a votar. As mulheres compreendem 53% do total de votantes, contra 47% dos homens, que somam 682.572.

O TSE também revelou que a maioria dos eleitores manauaras está na faixa etária de 45 a 59 anos. Nesse grupo, estão mais de 354.268 votantes. Eleitores na faixa etária entre 25 a 34 anos são 335.010 e eleitores na faixa etária entre 35 a 44 anos são 324.100.

Leia mais: Amazonas possui 2,7 milhões de eleitores aptos a votarem nas eleições de 2024; Manaus tem 1,4 milhão

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.