*Da Redação Dia a Dia Notícia
A pesquisa eleitoral divulgada, nesta sexta-feira (03), pelo Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisas do Amazonas (ICEPAM), aponta uma diferença de 3,4% entre o governador Wilson Lima (União) e o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania). Os dois ocupam as primeiras colocações nas intenções de voto ao Governo do Estado nas eleições de 2022.
De acordo com a pesquisa, Amazonino Mendes apresenta percentual de 29,5% das intenções de voto, já Wilson Lima possui 26,1% da intenção de votos dos eleitores.
Em relação aos outros candidatos, o senador Eduardo Braga (MDB) está como terceira opção dos eleitores com percentual de 17,3%; Ricardo Nicolau (Solidariedade) aparece em seguida com 4,9%; Carol Braz (PDT) com 3,4%; e Henrique Oliveira (Podemos) com 2,6% das intenções de voto.
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de maio e 1º de junho em Manaus e em sete municípios do Amazonas, sendo Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Iranduba e Rio Preto da Eva. A margem de erro é de 2,23% com intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa mostrou ainda que, 10,9% não vota em nenhum dos candidatos citados ou preferem votar nulo ou branco. Outros 5,3% não souberam responder.
Presidência
Além do cenário eleitoral para o Governo do Amazonas para o primeiro turno, a pesquisa ICEPAM avaliou também a intenção dos eleitores em relação aos pré-candidatos à Presidência da República, também no primeiro turno.
De acordo com a pesquisa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possui 48,4% das intenções de voto, ocupando o primeiro lugar e apresentando favoritismo entre os eleitores no estado do Amazonas. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou em segundo lugar com 30,5% dos votos.
Logo atrás dos primeiros colocados está Ciro Gomes (PDT) surge com 4,3% das intenções de voto e Simone Tebete (PSDB) com percentual de 2,3%. A somatória de Ciro Gomes e Simone Tebete é inferior aos 8,1% que afirmam não votar em nenhum dos candidatos citados ou preferem votar nulo e branco.