Search
booked.net
Search
Close this search box.

Eleições 2022: Lula e Bolsonaro têm empate técnico, enquanto Ciro Gomes cresce no Amazonas

Os maiores nomes têm uma diferença mínima de votos em potencial, enquanto Ciro cresce após desistência outros nomes da terceira via
*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empataram dentro da margem de erro no Amazonas, segundo dados do instituto Perspectiva Mercado & Opinião. Os principais nomes da eleição presidencial de 2022 possuem uma diferença mínima de 0,4% nas intenções de voto. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que continua em terceiro lugar, ganhou quase dois pontos percentuais desde o último levantamento em março.

Na pesquisa espontânea, Bolsonaro aparece à frente de Lula com 31,2% das intenções de voto contra 25,6% do petista. Ciro Gomes teve o maior crescimento na pesquisa espontânea após a desistência de Sergio Moro (União) e João Doria (PSDB). O pedetista passou de 1,7% em março para 6,1% em maio. Os outros nomes apresentados aos entrevistados não chegaram a 5% das intenções de voto espontâneo. O problema é que o número de indecisos na pesquisa espontânea, apesar de ter sofrido uma queda, continua alto. Nessa modalidade, 36,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam em quem irão votar.

Foto: Reprodução/Perspectiva

O cenários se altera na pesquisa estimulada, quando são apresentados os candidatos ao entrevistado. Nessa modalidade, Bolsonaro figura em primeiro lugar com 38,1% dos votos, seguido por Lula com 37,7%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2,55%. Já Ciro Gomes passou de 4,5% dos votos para 6,1%, se consolidando como o nome da terceira via no Amazonas. Os demais candidatos, novamente, não chegaram a 5% das intenções de voto.

O número de entrevistados que declararam votar branco ou nulo cresceu de 6% em março para 6,7% em maio. O mesmo movimento ocorreu entre quem não sabe ou não respondeu, passando de 5,1% dos entrevistados para 6,9%.

Foto: Reprodução/Perspectiva

O instituto Perspectiva ouviu 3.000 pessoas por telefone entre os dias 18 e 25 de maio. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-03435/2022 e possui grau de confiabilidade de 99%.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.