Search
booked.net

Dos deputados federais do AM, grande parte apresenta baixo nível de transparência

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Em levantamento realizado pelo Congresso em Foco sobre o nível de transparência de deputados federais, foi constatado que sete, dos oito deputados que representam o Amazonas na Câmara dos Deputados, não apresentam um alto índice de transparência. A pesquisa leva em consideração 11 indicadores de transparência digital, onde a primeira rodada de coleta de dados ocorreu entre os meses de julho a agosto de 2020.

Os indicadores digitais avaliados são se o parlamentar está presente ao menos em duas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube e Twitter), se publicou algo em alguma dessas redes sociais nos últimos 20 dias, se possui site próprio, publicou no site há menos de 20 dias, se seu gabinete divulga on-line sua agenda oficial de compromissos, publica justificativas para os gastos (com consultoria, publicidade, passagens aéreas, se publica o nome de servidores lotados nos gabinetes e sua remuneração, entre outras informações. Um formulário é enviado ao gabinete dos deputados.

Dos deputados federais do Amazonas, o único que apresenta um alto nível de transparência com cinco estrelas, cumprindo os critérios avaliados é o deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos). Além disso, o parlamentar apresenta 97% de governismo, que seria o alinhamento do deputado com a base do governo  em 1.143 votações na Câmara. Capitão Alberto Neto entre 2019 a 2021 apresentou percentual de assiduidade no plenário de 84,96% a 100% de presença, em 2019 de 113 sessões esteve presente em 96, com 17 ausências justificadas.

Já os deputados Atila Lins (PP), Bosco Saraiva (Solidariedade), Delegado Pablo (PSL), José Ricardo (PT), Marcelo Ramos (PL), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Republicanos), de acordo com o levantamento do Congresso em Foco, não apresentam um alto nível de transparência conforme os critérios avaliados apresentando apenas uma estrela.

Em relação ao alinhamento dos parlamentares com o governo nas 1.143 votações, Atila Lins apresenta 93%, Bosco Saraiva com 89%, Delegado Pablo com 95%, José Ricardo com 22%, Marcelo Ramos com 93%, Sidney Leite 86% e Silas Câmara com 93%. O índice de governismo é calculado a partir das votações do parlamentar que seguiram ou não a orientação do líder do governo.

Em relação à  assiduidade no plenário e presenças, os deputados apresentaram percentuais que vão de 81,42% a 100% de presença. De 2019 a 2021, foram 93 ausências justificadas pelos parlamentares e 39 não justificadas.

*Com informações do Congresso em Foco 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.