Search
booked.net
Search
Close this search box.

Cadastro para Bolsa Família e CadÚnico é suspenso por 180 dias

Reprodução

Novos cadastros para o Bolsa Família e o CadÚnico foram suspensos por 180 por determinação do Ministério da Cidadania pelos próximos 180 dias.

A justificativa é evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de cadastramento em razão da pandemia de Covid-19. A portaria 682 foi publicada nessa quinta-feira (7) no Diário Oficial da União.

A Pasta também destacou que as operações dos programas sociais do governo federal estão prejudicadas pela suspensão das aulas – a frequência escolar é um dos requisitos para receber o Bolsa Família –, pelo direcionamento de unidades de saúde para o atendimento de infectados pelo coronavírus e pelo fechamento dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e outros pontos de cadastramento.

A suspensão da revisão não prejudica quem está na fila à espera de receber o Bolsa Família, já que, mensalmente, podem ser incluídas novas famílias conforme há a exclusão de beneficiários que deixam de fazer parte dos critérios para estar no programa. A mesma regra vale para quem faz parte do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e de outros programas sociais.

O ministério também determinou que o indicador resultante do cálculo do fator de operação -índice que considera a taxa de atualização cadastral e a frequência escolar dos menores de idade da família para garantir a concessão de benefícios-, referente a competência de fevereiro de 2020, seja mantido por mais 120 dias.

Veja como manter seu CadÚnico atualizado para receber o Auxílio Brasil Após o término do período, será utilizada apenas a taxa de acompanhamento da frequência escolar, referente à competência de fevereiro de 2020, por mais 90 dias.

Em setembro, 9,45 milhões de trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família receberam o auxílio emergencial. Para este grupo, o valor total da folha de pagamentos é de R$ 2,83 bilhões, segundo o governo federal. Ao todo, 14,65 milhões de famílias receberam a grana de um dos programas de transferência de renda no mês passado.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.