*Por Audrey Bezerra
Bichinho é um charmoso povoado que fica muito próximo da cidade histórica de Tiradentes, localizado a apenas 7 quilômetros de distância, que pode ser feito como bate e volta. Entretanto o local é um distrito de Prados, uma cidade vizinha. Vale muito a pena a visita. As ruas são de paralelepípedos e cerca por casinhas coloridas. É uma combinação de compras, cultura e culinária mineira em um ambiente rústico.
A cidade é conhecida por sua rica produção artesanal, onde artesãos se dedicam à criação de peças únicas. É possível encontrar no passeio uma variedade de trabalhos manuais, como cerâmicas, móveis de madeira, esculturas e objetos de decoração. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer os ateliês e participar de oficinas, imergindo na cultura local.
O lugar tem muitas atrações, como o Museu do Automóvel da Estrada Real, a Casa Torta, com visitas guiadas (mais informações https://www.casatorta.com/).
No Museu (https://museudoautomoveler.com.br/) – para os amantes de veículos clássicos e antigos, há mais de 90 veículos em exposição. São mais de 90 unidades restauradas e cerca de 10 em processo de restauração. Entre eles, modelos raros como o Renault Fregate 1953 e a pick up Tempo Matador, clássicos como o Austin Mini e o Citroen 2CV, os nacionais mais queridos como o Simca Chambord, o DKW Vemag e o Renault Dauphine e também modelos norte americanos de marcas extintas como Nash, Packard, Willys e Kaiser.
Há também o o Alfa-Romeu JK 1960, vencedor da 5° edição das Mil Milhas Brasileiras com os pilotos Chico Landi e Christian Heins.
Muitos os veículos ficaram famosos por terem sido usados em novelas e séries gravados em Minas Gerais. É uma parada divertida para diversificar o roteiro.
O passeio de Tiradentes a Bichinho pode ser feito em uma manhã ou uma tarde. Recomendo almoçar na região, pois há ótimas opções de restaurante com o melhor da gastronomia mineira tradicional. Um bom restaurante mineiro – com comida feita no forno a lenha, é o restaurante Tempero da Ângela. Há também bons lugares comprar e degustar cachaças e queijos.
Construída em 2016 por um casal de artistas carioca, a Casa Torta é o cartão postal de Bichinho. O cenário é perfeito para tirar fotos e dentro é um deleite para as crianças. O espaço é cheio de jogos, desafios, brincadeiras e tudo de mais divertido. Recheado de poesia, o lugar quebra as regras e provoca o riso.São mais de 25 atividades lúdicas. Além disso, se tem cenários ainda mais instagramáveis, como a sacada da Casa Torta e um quadro da Monalisa que se encaixa no rosto do visitante.
Leia mais: Minas Gerais: riquezas culturais, históricas e uma culinária memorável
*Por Audrey Bezerra – especial para o Turismo do Dia @turismododia_ .
A jornalista viajou de férias para Minas Gerais. Diretora-executiva do Dia a Dia Notícia. Jornalista formada há duas décadas. É associada à Fenaj, Abraji, Sinjor-AM e Ajeb-AM.