*Da Redação Dia a Dia Notícia
Moradores de oito municípios do Amazonas receberão, ao longo de agosto, atendimento itinerante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio dos PREVBarcos. As embarcações percorrerão comunidades ribeirinhas e localidades de difícil acesso, oferecendo serviços como solicitação de benefícios, aposentadorias, pensões, salário-maternidade, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e orientações previdenciárias.
Neste mês, três embarcações estarão em operação no estado. O PREVBarco AM II – Manaós atenderá os municípios de Silves (03 a 07 de agosto), Itapiranga (10 a 18 de agosto), São Sebastião do Uatumã (19 a 28 de agosto) e Urucará, onde inicia os atendimentos em 31 de agosto e permanece até 11 de setembro.
Já o PREVBarco AM III – Vovô Alarico passará por Alvarães entre os dias 17 e 21 de agosto, seguirá para Uarini de 24 a 28 de agosto e encerrará a programação do mês em Jutaí, com atendimentos de 31 de agosto a 4 de setembro.
O PREVBarco AM I – Vovó Jandira ficará em Humaitá entre 24 de agosto e 9 de setembro. Em seguida, a embarcação seguirá para a comunidade de Auxiliadora, também no município, onde realizará atendimentos nos dias 10 e 11 de setembro.
Segundo o cronograma divulgado pelo INSS, 29 municípios amazonenses serão contemplados com a ação ao longo do segundo semestre de 2026. A iniciativa busca facilitar o acesso da população do interior aos serviços previdenciários, evitando longos deslocamentos até as agências fixas.
