booked.net

Aulas na Ufam têm retorno presencial aprovado para 10 de janeiro de 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print
Reprodução

De acordo com Calendário Acadêmico, aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (Consepe), a Ufam retornará as aulas 100% presenciais em 10 de janeiro de 2022, obedecendo a todas as normas de biossegurança. Dessa forma, todos estudantes, professores, técnico-administrativos, terceirizados e visitantes ao campus e campi da Ufam deverão fazer uso de máscara durante suas permanências dentro da Ufam, serão disponibilizados totens com álcool em gel em locais estratégicos e haverá permanente e contínua comunicação educativa para manter as pessoas alertas quanto à prevenção e transmissão da Covid 19. “Embora esteja estabelecido a data de 10 de janeiro para retorno das aulas cem por cento presenciais, ressaltamos que nós ainda estamos em um período de pandemia, assim, cada unidade acadêmica e administrativa, deverá seguir o plano de biossegurança da unidade, ouvido o Comitê Local de Biossegurança (CL-Bio). A comunidade universitária está ansiosa para a retomada das aulas presenciais em sua totalidade, haja vista que gradativamente já estamos realizando-as!”, explica o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto.

O Pró-Reitor explica, ainda, que o retorno presencial em sua totalidade é a terceira fase do Plano de Biossegurança e Resolução aprovada pelo Consepe para continuidade das aulas interrompidas (março de 2020) por conta da Pandemia. Primeiramente, foi aprovado o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em agosto de 2020 (Resolução 003/2020), com a aprovação do Calendário Acadêmico Especial, estabelecendo 75 dias efetivos de aulas. Após essa primeira experiência, em 2021, com resultados positivos, a Proeg propôs novo calendário para realização dos semestres 2020/1 e 2020//2. “Em fevereiro de 2021, o Consepe então regulamentou o Calendário Acadêmico que estabelece os semestres letivos 2020/1, 2020/2 e 2021/1, com o ensino de graduação a ser realizado nos modelos de ensino remoto, híbrido e presencial. No atual momento em que estamos finalizando o semestre letivo 2020/2, no ano civil 2021/2, a Ufam se prepara para avançar, ou melhor, retornar à modalidade presencial de forma planejada e programada por cada unidade acadêmica”, comenta o pró-reitor.

Além de todas as normas de biossegurança, a Ufam também está investindo todos os esforços para prover os espaços coletivos e individuais, do Campus sede e dos Campi (Coari, Benjamin Constant, Humaitá, Parintins e Itacoatiara) para que as atividades possam ocorrer de acordo com os planos de gestão acadêmica de cada unidade. “Preparar a Universidade para este novo momento de retorno tem sido um trabalho conjunto das Pró-Reitorias, Órgãos Suplementares e, especialmente, Unidades Acadêmicas, haja vista toda logística necessária para permanência segura das pessoas nos espaços comuns e coletivos de todos os campi, esta tem sido a maior preocupação da gestão”, conclui.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print

Siga-nos no Facebook

Publicidade

Últimas Notícias