Search
booked.net
Search
Close this search box.

Área do tamanho da cidade do Rio foi desmatada na Amazônia em maio

Reprodução/Isto É
A escala de devastação do meio ambiente não para, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), uma área de floresta quase do tamanho do município do Rio foi desmatada na Amazônia Legal apenas em maio deste ano. Foram detectados 1.125 km² de desmatamento no período, maior saldo da série histórica para o mês dos últimos 10 anos.

Segundo o Imazon, esta é a terceira vez consecutiva que a destruição no bioma bate o recorde em uma década: março e abril também registraram os piores índices desde 2012. As informações vêm do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), que monitora a Amazônia Legal via satélites. A área desmatada em maio deste ano foi 70% superior à registrada no mesmo período de 2020, que foi de 660 km².

Segundo o levantamento, quando se analisa o desmatamento por categoria do território, 66% da perda ocorreu em áreas privadas ou sob outros estágios de posse, 17% em assentamentos, 15% em unidades de conservação e 2% em terras indígenas.

De acordo com o professor Renato Campello Cordeiro, mestre em geociências, o Brasil, a Amazônia acumula cerca de 200 bilhões de toneladas de carbono em sua biomassa e a mesma proporção nas áreas inundadas. Isso corresponde a aproximadamente 25% de todo o carbono presente na atmosfera. A sua manutenção incide diretamente em questões como a manutenção dos fluxos de umidade para o Centro Oeste e Sudeste.

Ainda segundo o professor Campello, o Brasil não está se mobilizando adequadamente para um problema grave com consequência sobre a Agricultura e a geração de Energia.

“Nossos reservatórios no Sudeste estão secando. E por quê? A floresta recarrega a atmosfera de umidade através dos fenômenos da Evapotranspiração. Menos floresta significa menos evapotranspiração e, consequentemente, menos transporte de umidade para regiões adjacentes e menos precipitações”, alertou Campello.

O Boletim também divulgou o índice de degradação da floresta Amazônica, que chegou, em maio, a 39 km². Isso representa um aumento de 144% em relação a maio do ano passado, quando a área degradada foi de 16 km².

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.