Search
booked.net
Search
Close this search box.

Após saída de Arthur Neto, Plínio diz que ‘recebe com serenidade a missão de reconstruir o PSDB’ no AM

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

O senador Plínio Valério anunciou em suas redes sociais que recebe com “serenidade” a tarefa de conduzir o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Amazonas após a saída de Arthur Virgílio Neto da legenda. O parlamentar ressaltou que a reconstrução do partido será pautada por “princípios éticos” e “interesses públicos e impessoais”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Plínio Valério (@plinio.valerio)

A nova composição do diretório tucano amazonense que coloca Plínio Valério na presidência foi assinada pelo dirigente nacional do partido, o ex-ministro Bruno Araújo. O grupo político de Arthur Neto historicamente controla a legenda desde sua fundação nos final dos anos 80.

A baixa votação de Arthur nas eleições de 2022 contribuíram para sua saída da presidência do PSDB. O ex-prefeito de Manaus ficou em terceiro lugar na disputa pelo Senado Federal, abaixo do bolsonarista Coronel Menezes (PL) e do senador Omar Aziz (PSD), reeleito para mais oito anos de mandato.

Mais votado das eleições de 2018, Plínio ainda possui mais quatro anos no Senado Federal antes de precisar concorrer à reeleição. Eleito na chamada “onda bolsonarista”, o agora presidente do PSDB amazonense é bastante alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado no segundo turno, com frequentes críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente ao ministro Alexandre de Moraes.

A saída de Arthur aumenta o número de tucanos histórico que deixaram o PSDB no último ciclo eleitoral. Fora do protagonismo em 2018 e com resultados pífios no Congresso Nacional em 2022, o partido, que está federado com o Cidadania, pode acabar se fundindo com o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que também negocia com o Podemos.

 

LEIA MAIS

Arthur Virgílio Neto deixa o PSDB do AM após 33 anos no comando; senador Plínio Valério assume a sigla
‘PEC dos Auxílios’: senadores Eduardo Braga, Omar Aziz e Plínio Valério tiveram votos favoráveis
Plínio Valério pede impeachment de ministro do STF e defende limite de dez anos de mandato na corte suprema
Plínio Valério diz a Rodrigo Pacheco que instalação da CPI das ONGs está nas suas mãos

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.