Search
booked.net

Após queda de 13% no número de doadores, Amazonas tem estoque de sangue em alerta

Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue, no Hemocentro de Brasília

*Da Redação – Dia a Dia Notícia

Comemorado nesta quinta-feira (25), o Dia Nacional do Doador de Sangue é marcado pela dificuldade de hemocentros em manter estoque diante da pandemia da Covid-19. Em relatório divulgado no mês de agosto deste ano, o Hemocentro do Amazonas (Hemoam), apontou uma queda de 13% no número de doadores de sangue. No primeiro trimestre de 2020, mais de 22 mil pessoas contribuíram com o estoque, e para o mesmo período do ano seguinte somente 19.525 pessoas ajudaram.

A sede do Hemoam, localizada na Avenida Constantino Nery, bairro Chapada, distribui sangue para 43 unidades do interior, além da capital amazonense. Ainda de acordo com o relatório apresentado, de 500 mil doadores cadastrados, somente 75 mil doam regularmente. Segundo autoridades de saúde locais, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas os de RH negativo são mais difíceis de abastecer por conta de serem os mais raros.

Ainda segundo informações disponibilizadas pelo site do Hemoam, o estoque de sangue atualizado nesta quinta-feira (25) se encontra: A+ normal, B+ normal, AB+ normal, O+ crítico, A- normal, B- crítico, AB- em alerta e O- crítico.

Onde doar:

O Amazonas possui diversos pontos de coleta. Para quiser agendar a sua doação de sangue, poderá entrar em contato pelo telefone (92) 3655-0166 ou pelo WhatsApp (92) 98431-9920. Por meio dessas redes de comunicação você poderá encontrar um ponto mais próximo da sua residência e fazer sua doação de sangue.

Critérios para doação:

Segundo a Coordenação-Geral de Sangue e Derivados do Ministério da Saúde, o procedimento para doação de sangue é bem simples e rápido. Primeiro você faz o cadastro, afere sinais vitais, faz o teste de anemia, depois faz triagem clínica, coleta de sangue e depois o lanche. Todo o processo leva em média 40 minutos.

Vale lembrar que até mesmo quem foi infectado pela Covid-19 pode doar sangue. Mas, é preciso aguardar 30 dias após completa recuperação da doença. Quem teve contato com pessoas infectadas também precisa esperar 14 dias para poder fazer a doação, apresentando RT-PCR negativo e ausência de sintomas. Já os vacinados, devem esperar o tempo de imunização que vai depender da marca do imunizante.

Seguindo os critérios para a doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com intervalo de três meses entre as doações. Os homens podem doar até quatro, com intervalo de 2 meses entre as doações. A doação é voluntária e uma bolsa de apenas 450mL de sangue pode ajudar até quatro pessoas

Brasil

Cerca de 10% de doadores deixaram de ajudar por conta da Covid-19, e também pela proximidade das festas de fim de ano. A data ficou marcada por incentivar novos voluntários a participarem dessa campanha que pode salvar vidas.

De acordo com autoridades de saúde, um dos principais fatores que contribuiu para a queda no número de doadores foi o da Covid-19, e diversos hemocentros espalhados pelo País precisaram se reinventar para que o estoque não chegasse ao nível crítico. No Amazonas, o estoque de sangue chegou muitas vezes ao estado crítico, levando assim a uma medida de interferência por parte do governo do Estado.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.