Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas possui 357 áreas de risco de desastres ambientais em 20 municípios, aponta mapeamento

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O estado do Amazonas possui cerca de 357 áreas de risco de desastres ambientais, onde 195 são de risco alto e 162 muito alto. Os dados são do Mapa de Prevenção de Desastres, disponível na plataforma do Serviço Geológico do Brasil. Os riscos identificados se referem à inundação, deslizamento, alagamento e erosão.

O mapeamento das regiões de risco tem como objetivo auxiliar o poder público na seleção de áreas prioritárias a serem atendidas por ações destinadas à prevenção de desastres, além de contribuir para a elaboração de projetos de intervenção estrutural em áreas de risco e servir como base para a elaboração de planos de contingência.

De acordo com o mapeamento, aproximadamente 102.728 pessoas estão em risco. No Amazonas, 20 municípios estão listados com mais áreas de risco sendo eles: Maraã, Carauari, Coari, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira, Manaquiri, Manacapuru, Careiro, Rio Preto da Eva, Beruri, Ipixuna, Itapiranga, Barcelos, Boca do Acre, Urucurituba, Anori, Borba, Alvarães, Silves e Tonantins.

Os dados se referem a setembro deste ano, não havendo atualização até o momento, por conta disso o número de áreas de risco pode ser maior, por haver cidades no estado que ainda não foram mapeadas.

Riscos relacionados a deslizamentos apresentam os maiores números sendo 142, em seguida está erosões (126), inundações (80) e outros (19). As áreas que são mapeadas são apenas aquelas que possuem permanência humana, como casas, edifícios, hospitais, escolas, estabelecimentos comerciais, entre outros.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.