Search
booked.net
Search
Close this search box.

Serviço Geológico Brasileiro diz que rios do Amazonas devem voltar ao normal em novembro

Foto: Reprodução
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Serviço Geológico Brasileiro informou que a vazante crítica que atinge o rio Solimões deve chegar ao fim em novembro. Os níveis baixos de chuva na bacia do rio Amazonas provocaram um processo de vazante histórico, afetando diversas cidades do interior, em especial Tefé e Tabatinga.

O serviço geológico também informou que a vazante em Manaus, banhada pelo rio Negro, provocou a descida de nove metros das águas, após uma cheia histórica. No Sul do Amazonas, o rio Acre, afluente do rio Purus, também registrou o menor nível histórico.

Segundo a pesquisadora Jussara Cury, a região é muito extensa e pode se comportar de várias formas. As regiões do Alto Solimões e Alto Rio Negro, por exemplo, já deram sinais de recuperação com a volta das chuvas, que costumam recomeçar no estado entre o fim de outubro e o início de novembro. Ainda assim, os rios próximos de Manaus ainda enfrentam níveis baixos.

Até o momento, a Defesa Civil do Amazonas registrou 41 municípios em situação de alerta, 19 em estado de atenção e três em estado de emergência devido à seca dos rios.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.