Search
booked.net
Search
Close this search box.

Total de infectados por rabdomiólise no AM passa de 60

Reprodução

Seis novos casos de rabdomiólise foram notificados à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) nesta quinta-feira (9). São três pessoas em Maués, duas em Urucurituba e uma em Parintins.

Com as novas notificações, são 61 casos de rabdomiólise em dez municípios do Amazonas. Uma mulher de 51 anos morreu. A síndrome está associada à Doença de Haff, conhecida como “doença da urina preta”.

A FVS informou que segue investigando o surto e foi criado um grupo de trabalho para mapear e investigar as regiões com notificações pela força-tarefa do Governo do Amazonas. A suspeita é que o consumo de peixes esteja associado ao surto.

Até esta quinta, há três pessoas internadas em Maués, uma em Itacoatiara, uma em Urucurituba e uma em Parintins. Todos os pacientes estão estáveis, ainda segundo o órgão.

Os seis novos casos notificados por rabdomiólise incluem a ingestão prévia de peixes seguida de sintomas, como palpitação e rigidez muscular, boca seca, náusea, vômitos, dor no tórax, mal-estar, dispneia (falta de ar) e febre.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.