Search
booked.net
Search
Close this search box.

FVS-AM fará teste de Covid em 2,3 mil profissionais de escolas particulares de Manaus

Foto: Divulgação/FVS-AM

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) está realizando um plano de monitoramento do corpo técnico da rede privada de ensino de Manaus que retornou às atividades presenciais no último dia 5 de março no estado. Pelas próximas duas semanas, 2.391 profissionais de educação de 81 escolas devem ser examinados, por meio de exame de diagnóstico RT-PCR, para detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O monitoramento iniciou no dia 31 de março, e já foram realizados 466 exames em nove instituições educacionais. Do total de amostras coletadas, para diagnóstico de Covid-19, foram detectados três (0,6%) casos positivos para a doença em três instituições. Os demais 463 (99,4%) exames apresentaram resultado negativo para detecção do novo coronavírus.

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, apontou que o monitoramento ocorre para que a instituição possa acompanhar o cenário epidemiológico de Covid-19 no ambiente escolar após o retorno gradual das atividades educacionais.

“A estratégia também possibilita, de forma ativa, evitar a disseminação da doença nas escolas e creches e no ambiente domiciliar dos profissionais de educação, mantendo o ambiente escolar seguro para a continuidade das aulas”, detalhou.

 

Divulgação/FVS-AM

Segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECCIS/FVS), enfermeira Evelyn Campelo, até esta quinta-feira (08/04), foram identificados três profissionais com resultado positivo para Covid-19 com contaminação proveniente de contatos domiciliares. A equipe testa o profissional e, em caso positivo para Covid-19, rastreia os contatos domiciliares, investigando contatos de risco prévio.

Ainda de acordo com a enfermeira, os três casos positivos foram afastados do ambiente escolar e orientados sobre os cuidados preventivos da disseminação do novo coronavírus.

“Orientamos sobre a importância de isolamento domiciliar e cuidados preventivos para evitar a transmissão do vírus e orientamos o paciente a procurar atendimento médico na rede de saúde pública”, detalhou Evelyn.

 

Vigilância Ativa

O monitoramento de infectados pelo novo coronavírus entre profissionais de educação faz parte do Sistema de Vigilância Ativa nas Escolas, que realiza o acompanhamento por ocasião do retorno das atividades educacionais no grupo de instituições voltadas à educação infantil particulares para crianças de até 5 anos de idade.

O retorno dessas instituições foi autorizado pelo Decreto estadual nº 43.520. O plano “Normas e Recomendações para o Retorno Gradual das Atividades Educacionais”, produzido pela FVS-AM, dispõe sobre as orientações para retomada do funcionamento presencial da rede privada de ensino no Amazonas, como distanciamento social, sanitização de ambientes e de monitoramento de casos suspeitos. O documento está disponível em https://bit.ly/3tcabUl.

 

Referência

A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição atua na linha de frente no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado. A FVS-AM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.